Juristeca - Geladeira Jurídica disponibiliza livros gratuitos para acadêmicos da UEMS/Dourados

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 04/10/2019

Há pouco mais de três semanas, um novo móvel passou a compor o corredor central do bloco E da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados. A Juristeca é uma geladeira jurídica, abastecida com muitos livros, a maioria na temática do Direito. A iniciativa foi da professora Jussara Martins Cerveira de Oliveira, que leciona há 21 anos no Curso de Direito na Unidade, nas disciplinas de Antropologia Jurídica, Criminologia, Teoria da Constituição, Direito Eleitoral e Linguagem Forense.

A professora Jussara conta que já havia visto algumas iniciativas com geladeiras solidárias, na qual pessoas deixam alimentos ou livros gratuitos e desde então ficou com a ideia de trazer algo semelhante para a UEMS. “ É para ficar para eles, para o uso deles aqui, algo bem à vontade, no corredor onde eles estão, onde estudam, onde tem fácil acesso. Assim eles podem ver os livros das mais variadas disciplinas”, explica.

A docente ainda conta que está desmontando a biblioteca particular dela e está disponibilizando tudo para os alunos. A decoração e as frases pintadas na Juristeca também foram ideia da professora. O resultado, segundo Jussara, tem sido bem positivo.

“ Os alunos gostaram, acharam algo inusitado. Eu estou alimentando direto a geladeira, trago uma, duas malas e pacotes de livros, e vejo que eles têm feito uso constante e eles me falam ‘professora peguei hoje tal livro’, ‘professora peguei 2 livros e estou lendo’. É gratificante! ”, finaliza.