Listas_UEMS: 10 filmes para você refletir sobre inclusão

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 09/01/2017

A inclusão é um tema que engloba não só as profissões ligadas a educação, mas a toda a sociedade, independentemente da área de atuação.

Por isto separamos alguns filmes para que você possa refletir sobre o tema:

 

1. Como as estrelas no céu, cada criança é especial

Este filme indiano com certeza fará até os mais durões se emocionarem. Ele conta a história de Ishaan Awathi, um menino de 9 anos que sofre com dislexia e já repetiu uma vez por não conseguir ler e escrever. O pai acredita que o problema é falta de disciplina, então coloca o filho em um orfanato, com isto o menino perde a alegria e interesse pelas pessoas e pela arte (pois ele adorava desenhar).

Mas as coisas começam a mudar quando um professor substituto de artes (que também é dislexo) percebe que o comportamento do menino não é normal.

Ficha técnica:

Título original: Taare Zameen Par

Ano produção: 2007

Dirigido por: Aamir Khan Amole Gupte

Estreia: 21 de Dezembro de 2007 ( Mundial )

Duração: 165 minutos

Classificação:  Livre para todos os públicos

Gênero: Drama

Países de Origem: Índia

 

2. Colegas

Colegas é um filme que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através dos olhos de três jovens com síndrome de Down. São eles: Stalone, Aninha e Márcio que protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões e aventuras como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Ficha técnica:

Título: Colegas (Original)

Ano produção: 2012

Dirigido por: Marcelo Galvão

Estreia: 1 de Março de 2013 ( Brasil )

Duração: 100 minutos

Classificação: Livre para todos os públicos

Gênero: Aventura Comédia Nacional

Países de Origem: Brasil

Fonte: filmow.com

 

3. Intocáveis (2012)

Esta é uma história de aprendizado mútuo entre um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico e um jovem de baixa renda. No filme Philippe contrata Driss para a função de cuidador, mesmo vendo que o jovem não tinha experiência nenhuma. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidade envolvidas.

Ficha técnica:

Título: Intouchables (Original)

Ano produção: 2011

Dirigido por: Eric Toledano Olivier Nakache

Estreia: 31 de Agosto de 2012 (Brasil)

Duração: 112 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos

Gênero: Biografia Comédia Drama

Países de Origem: França

Fonte: http://educacaointegral.org.br/

 

4. As Cores das Flores

Este é um curta de apenas quatro minutos e conta a história de um menino com deficiência visual de uma escola espanhola que tem o desafio de escrever uma redação sobre as cores das flores.

 

5. Janela da Alma

Neste documentário foram entrevistadas dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. Entre eles o escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders e o poeta sul-mato-grossense, Manoel de Barros.   

Ficha técnica:

Título: Janela da Alma (Original)

Ano produção: 2001

Dirigido por: João Jardim Walter Carvalho

Estreia: 22 de Outubro de 2001 (Mundial)  

Duração: 73 minutos

Gênero : Documentário

Países de Origem: Brasil

 

6.   Gaby - uma história verdadeira

O filme conta a história de Gabriela Brimmer que nasceu com paralisia cerebral e só conseguia mexer seu pé esquerdo. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa. Uma amorosa governanta começa então a prestar atenção e percebe que a menina pode usar o pé esquerdo voluntariamente e que tem aspectos cognitivos que permitem consciência e compreensão. Essa fiel governanta a acompanha em todos os momentos, inclusive Gaby pôde frequentar a escola para deficientes físicos.

Ficha técnica:

Título: Gaby: A True Story (Original)

Ano produção: 1987

Dirigido por: Luis Mandoki

Estreia: 14 de Setembro de 1987 (Mundial)  

Duração: 110 minutos

Gênero: Drama Romance

Países de Origem: Estados Unidos da América

Fonte: http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/

 

7. Forrest Gump: O Contador de História

A história de Forrest Grump mostra que mesmo ele tendo um raciocínio mais lento nunca se sentiu desfavorecido, graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.

 

Ficha técnica:

Título: Forrest Gump (Original)

Ano produção: 1994

Dirigido por: Robert Zemeckis

Estreia: 23 de Junho de 1994 (Mundial)

Duração: 142 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos

Gênero: Drama Romance

Países de Origem: Estados Unidos da América

 

8. O oitavo dia

O Oitavo Dia conta a história de um homem comum (Harry) que encontra George, com Síndrome de Down. Por ter a Síndrome, George não mascara seus sentimentos, além disso é uma pessoa muito sensível, e tem respostas muito fortes para cada rejeição ou censura sofrida.

Ficha técnica:

Título: Le Huitième Jour (Original)

Ano produção: 1996

Dirigido por: Jaco Van Dormael

Estreia: 22 de Maio de 1996 ( Mundial ) 

Duração: 118 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Gênero: Comédia Drama

Países de Origem: Bélgica, França, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

 

9. O Silêncio

O filme iraniano conta a história de um menino cego que se orienta pelo sons e trabalha num local afinando instrumentos musicais e conhece o mundo por outros canais.  O menino vive com sua mãe em um pequeno vilarejo do Tadjikistan. Sua vida é completamente regulada ritmicamente pelos sons que influem em suas ações, a beleza da voz de uma vendedora de pães, as músicas ouvidas nas ruas, as mínimas notas, o fazem perder o caminho e esquecer-se de suas responsabilidades.

Ficha técnica:

Título: Sokout (Original)

Ano produção: 1998

Dirigido por: Mohsen Makhmalbaf

Estreia: 1998 (Mundial)

Duração: 76 minutos

Gênero: Drama

Países de Origem: Irã

Fonte: http://cinemairaniano.blogspot.com.br/

 

10. Dançando no Escuro

Dançando no Escuro é um musical em meio a um drama policial. A personagem principal é Selma Jezkova, uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene, um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill e Linda, seus vizinhos, juntamente com Kathy, uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.

Ficha técnica:

Título: Dancer in the Dark (Original)

Ano produção: 2000

Dirigido por: Lars Von Trier

Estreia: 12 de Outubro de 2000 ( Brasil )

Duração: 140 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Gênero: Drama Musical Policial

Países de Origem: Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Islândia, Itália, Noruega, Países Baixos (Holanda), Reino Unido da Grã-Bretanha, Suécia e Irlanda do Norte

Fonte: http://www.adorocinema.com/