Mestrado Acadêmico em Letras abre inscrições para alunos regulares

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 03/12/2020

O Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, está com inscrições abertas para alunos regulares com ingresso no primeiro semestre de 2021.  Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior, devidamente reconhecido pelo órgão competente, na área de Letras e Artes e áreas afins (Ciências Humanas e Ciências Sociais).

As inscrições serão de 01 de dezembro de 2020 à 22 de janeiro de 2021 pela página do Mestrado Acadêmico em Letras (Clique Aqui). A documentação exigida na inscrição também será entregue digitalmente em formato PDF para o e-mail selecaoppgletrasuems@gmail.com.

O processo de seleção contará com quatro etapas: Anteprojeto de Pesquisa (AP) – Etapa de caráter eliminatório com a análise do Anteprojeto de Pesquisa; Arguição e defesa do anteprojeto de pesquisa (ADAP) – Etapa de caráter eliminatório com a realização da Arguição e defesa do anteprojeto de pesquisa; Memorial e Carta de Intenção (MCI) – Etapa de caráter classificatório que terá a apreciação do Memorial e Carta de Intenção; e Pontuação do Currículo Lattes (PCL) – Etapa de caráter classificatório, com análise e pontuação do currículo Lattes.

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, nível de mestrado, busca desenvolver anteprojetos de pesquisa cujo objetivo está em compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas no Estado de Mato Grosso do Sul, em interface com outras localidades do país. O Programa é composto por duas áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários, que se subdividem em duas linhas de pesquisa cada uma, sendo elas: Língua, Discurso e Sociedade; Linguística Aplicada na área de Estudos Linguísticos e Literatura, História e Memória Cultural; Poéticas da Modernidade na área de Estudos Linguísticos.

O quadro de vagas para cada linha de pesquisa e mais informações sobre o processo de seleção estão no Edital abaixo.