Mestrado Profissional em História abre 12 vagas na UEMS em Amambai

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 12/09/2017

O ProfHistória, Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, está com inscrições abertas para 12 vagas na unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As inscrições vão até 28 de setembro e o pagamento da taxa de inscrição de R$120 até 29 de setembro.

Para ingresso no Programa é preciso: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Mestrado é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, visa à formação continuada do docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão.

O público alvo do ProfHistória são os professores que estão em sala aula, por isso as disciplinas são ofertadas em horários especiais, para que possam cursar o mestrado sem prejuízo de suas atividades de docência.  As disciplinas do ProfHistória/UEMS são ministradas as sextas-feiras nos períodos vespertino e noturno e aos sábados nos períodos matutino e vespertino.

A organização curricular do ProfHistória deve observar rigorosamente o projeto acadêmico pedagógico do Programa Nacional, estruturado nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1ª) Saberes históricos no espaço escolar; 2ª) Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; 3ª) Saberes históricos em diferentes espaços de memória.

“O título no mestrado profissional é equivalente ao mestrado acadêmico. E não há nenhuma interdição se, no futuro próximo, esse professor resolver seguir carreira acadêmica e fazer um doutorado. Podem matricular-se no ProfHistória diplomados em cursos de Licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação, com atuação na disciplina escolar História na Educação Básica que atendam às exigências do Edital do ProfHistória”, de acordo com a coordenadora do Programa, Marinete Z. Rodrigues.

Saiba mais em: http://profhistoria.uerj.br/