Nota de Esclarecimento - Reitoria da UEMS

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 21/06/2022

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, frente à recente publicação de Carta Pública com a temática de fornecimento de alimentação para os(as) estudantes da Instituição, esclarece:

A gestão da UEMS sempre adotou uma postura democrática e inclusiva de todos os integrantes de sua comunidade acadêmica, mantendo o diálogo com seus discentes, sempre embasada no respeito e cordialidade, e com uma postura pró-ativa no sentido de promover a resolução de impasses e situações em prol dos alunos e alunas da Instituição.

Esclarecemos que o valor da permissão onerosa, citada na referida Carta Pública, corresponde ao valor do aluguel da Cantina da Unidade Universitária de Dourados e que este valor não contempla a quantidade mínima de refeições diárias, conforme indicado no texto da Carta Pública. Dessa forma, essa solução não atenderia ao pleito dos(as) estudantes.

A Reitoria da UEMS ainda informa que já se encontra em processo de licitação a construção do Restaurante Universitário, primeiramente em Dourados e, futuramente, nas Unidades de Aquidauana, Campo Grande e Paranaíba - os estudos e levantamentos para este objetivo já foram autorizados e conta com o apoio do Governo do Estado de MS.

Cabe ressaltar que a parceria do Governo Estadual com a nossa Universidade foi decisiva para elevar o valor do auxílio permanência ofertados aos discentes da UEMS ao maior patamar do Estado, em se tratando de uma IES pública: o valor atualmente concedido é de R$ 550 (quinhentos e cinquenta reais).

Ademais, informamos que a nossa Universidade atendeu a todos(as) alunos(as) que fizeram solicitação e que foram enquadrados no aspecto de situação de vulnerabilidade com um total de 700 concessões. Para além disso, outro Edital está em andamento e contemplará discentes com mais 500 auxílios permanência. Também é importante citar que os(as) estudantes da UEMS foram contemplados com 120 auxílios emergenciais neste ano.

A UEMS se configura historicamente como a Universidade do povo do Mato Grosso do Sul, tendo por eixos a interiorização do Ensino Superior, a inclusão de estudantes negros(as) e pardos (as) e indígenas. Enquanto uma instituição de Ensino Superior que oferta educação pública, gratuita e de qualidade, por meio do Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE) temos garantido oportunidades de acesso e permanência de discentes do ingresso à conclusão da graduação nos mais de 60 cursos ofertados nas 15 Unidades Universitárias.

A Reitoria da Universidade acredita que, quando a UEMS se fortalece, quem ganha é a população do Mato Grosso do Sul. Neste sentido o trabalho da atual gestão tem sido conduzido com responsabilidade, seriedade e com forte viés democrático, sendo garantido o direito de voz a todos e todas que integram a nossa Comunidade Universitária.