Núcleo de Pesquisa em HQs da UEMS completa dez anos de atuação e 2 anos no Youtube

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 10/06/2022

O Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, completa dez anos de atuação em 2022 e, hoje (10/06), dois anos da criação do canal do NuPeQ no Youtube.

Sob coordenação dos Professores Nataniel Gomes e Daniel Abrão, antes da pandemia, o NuPeQ visitava escolas para mostrar outras possibilidades de leitura, além do texto tipográfico. Chegando a 60 escolas por ano em MS, do quinto ano até o final do ensino médio, passando pela graduação e pós-graduação. 

Com a pandemia, a visita às escolas foi interrompida, mas convites para ministrar para professores e alunos continuaram, mas de forma remota. Para atender à necessidade das escolas foi criado um canal no YouTube. "No início, achávamos que teríamos 50-100 seguidores, no máximo. Hoje são mais de 3,1 mil. A ideia era produzir conteúdo semanalmente, hoje é diário, com mais de 1 mil vídeos para atender alunos, professores e interessados, além de formar novos pesquisadores. São mais de 100 mil visualizações até agora e mais 20 mil horas assistidas", destaca Nataniel Gomes. 

Nestes dez anos, o Núcleo realizou diversos eventos: 10 Jornadas de Linguísticas, 3 congressos nacionais e 2 Jornadas de Ensino e Leituras, que receberam trabalhos que tinham como objeto os quadrinhos, além disso, realizaram congressos sobre Quadrinhos e religião, Quadrinhos e política, e em breve farão sobre Quadrinhos e sexualidade.

Parte do grupo em live 

Também foram 11 livros publicados tratando de quadrinhos e mais 9 aguardando a liberação da editora. Além de inúmeros capítulos de livros e artigos publicados pelos componentes do NuPeQ. É realizada também a supervisão de dois pós-doutorandos que investigam quadrinhos e já tem mais quatro na fila esperando. Além de inúmeras dissertações sobre quadrinhos no mestrado. 

Trabalhos do NuPeQ foram indicados para o troféu HQMix, que é considerado o “Oscar dos quadrinhos", nas categorias de eventos e livros no ano passado - em cada categoria com dois itens. Para esse ano, ainda não foram divulgadas as indicações. 

Sobre o NuPeQ 

O NuPeQ surgiu com a chegada do Prof. Nataniel Gomes, após sua aprovação em concurso, com apoio do Prof. Daniel Abrão, também um entusiasta dos quadrinhos, o grupo foi criado. A expectativa era mostrar que os quadrinhos também podem ser estudados na academia. No início houve muito estranhamento, mas os resultados ao longo dos anos comprovam que o tema é sério. 

O foco é a HQ como fonte de estudo, com isso pode-se fazer interfaces com a Linguística, com a Literatura, que fazem parte do curso de Letras, origem dos dois líderes do NuPeQ, mas também a ciência da religião / teologia, área de atuação e formação de alguns ‘nupequianos’, além da história cultural, geografia, matemática, história, arte etc.

 

Os eixos mais fortes, atualmente, são a relação dos quadrinhos com a linguística, com a ciência da religião e com a história cultural. “Já que os quadrinhos fazem parte do cotidiano de muita gente, é importante entender o motivo do fascínio. Aquela história que é coisa de criança já não convence, porque os dados mostram números muito diferentes. Os quadrinhos tem a ver com leitura, com cognição, com imaginação, com letramento, com arte, com política, com ideologia, com história cultural... Com isso desmistifica-se a noção que leitura tipografia é mais fácil ou mais importante do que outras”, destaca o docente, Nataniel Gomes.

Atualmente, além da criação de conteúdo virtual, o grupo está produzindo conteúdos para livros e artigos, visitando escolas e universidades. Em breve também serão retomados os grupos de estudo.

Acompanhe o NuPeQ nas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/c/NuPeQN%C3%BAcleodePesquisaemQuadrinhosUEMS

Instagram: https://www.instagram.com/nupeq.uems/ 


Anexos: