NuPeQ da UEMS realiza palestra e doa 850 HQs para Escola Zumbi de Palmares

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 08/11/2019

Nesta quinta-feira (7), a Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na Comunidade Remanescente Quilombola, em Furnas do Dionísio,  recebeu a palestra do acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, Thales Fernando Vieira. A intenção da palestra foi ampliar o horizonte dos leitores para novas possibilidades a partir dos quadrinhos.

O evento foi uma parceria do Colégio Harmonia e Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da UEMS, que doou mais de 850 histórias em quadrinhos para a Escola Zumbi de Palmares. Fernanda Viana,  professora do Colégio Harmonia, responsável pela ação, faz parte do NuPeQ, é egressa do Mestrado em Letras da UEMS e atualmente cursa Doutorado na UFMS.

NUPEQ

O NuPeQ conta com professores, alunos da graduação e do mestrado, realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos. Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.