Experiências do Canal do Nupeq no Youtube durante a pandemia são apresentadas em Colóquio Nacional

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 08/10/2020

O Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, participará do Colóquio Nacional em Arte Sequencial e Cultura Pop, promovido pela Faculdades EST, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que ocorre de 08 a 10 de outubro.

Nataniel Gomes, Vanderlis Legramante e Dagmar Nogueira apresentarão a comunicação intitulada “Desafios em tempo de pandemia: Estratégias do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NUPEQ / UEMS) na popularização da Nona Arte na Universidade”.

Eles pretendem abordar a relação entre quadrinhos e cultura pop abordada em pesquisas e publicações acadêmicas desenvolvidas no país e que fazem parte dos vídeos postados no canal do NuPeQ. Outro ponto a ser discutido é sobre como núcleo de pesquisa vem se organizando e desenvolvendo suas atividades no âmbito da educação tendo em vista os limites impostos pela pandemia do Covid 19.

Nesse curto intervalo de tempo, o NuPeQ passou a postar vídeos com entrevistas com pesquisadores de todo o Brasil, teóricos, roteiristas e artistas da Nona Arte. Além das entrevistas, vídeos com resenhas, dicas de leitura, reflexões curtas, palestras em escolas e faculdades alimentaram o canal que teve grande aceitação do público e repercussão em diversos sites de notícias do estado com matérias de divulgação dos trabalhos desenvolvidos. Sem contar na participação da organização da V Jornada do Seleprot - Ensino de Línguas e Histórias em Quadrinhos. Todas as comunicações do evento foram divulgadas no canal e abertas para o público em geral. Essa alternativa foi uma forma de dar continuidade às discussões sobre o universo dos quadrinhos. O número de inscritos passa de 1300 e mais de 70 vídeos foram postados, indicando que a cultura pop dos quadrinhos representa uma mídia que retrata as mudanças da sociedade e desempenha um papel importante para a história e cultura de um país.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://cultdecultura.wordpress.com/

Sobre o NuPeQ

O NuPeQ tem como objetivo discutir a importância dos quadrinhos e sua interface com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas.

O canal “NuPeQ OFICIAL” no Youtube  tem o intuito de incentivar a leitura e discutir sobre Histórias em Quadrinhos. Já estão disponíveis palestras, entrevistas e resenhas feitas por pesquisadores da área. Para se inscrever, clique aqui