Oportunidades de intercâmbio para acadêmicos da UEMS

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 12/02/2020

A Assessoria de Relações Internacionais – ARELIN da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) informa que estão abertas as inscrições para várias oportunidades de intercâmbio de estudos para acadêmicos de graduação e pós-graduação. A UEMS possui convênio com várias Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Confira AQUI.

O acadêmico interessado em se candidatar precisa ficar atento as regras de cada edital. Em muitos casos, a Universidade Estrangeira exige que o acadêmico da UEMS no tempo em que permanecer em intercâmbio desenvolve alguma pesquisa ou estudo na Instituição. Outra exigência comum em muitas oportunidades é o conhecimento da língua local. Fique atento aos editais!

---

Confira as oportunidades

 

Bolsas para graduação - Oportunidades com inscrições até fevereiro

Bolsas de estudo da ONU para curso de direito internacional em Haia

As Nações Unidas estão recebendo até o dia 24 de fevereiro candidaturas para fazer um curso de direito internacional em Haia com bolsa. O curso de 6 semanas será entre 29 de junho a 7 de agosto de 2020 no Palácio da Paz em Haia, na Holanda. Toda a documentação para as bolsas de estudo da ONU em direito devem ser enviadas para ilfp@un.org até 24 de fevereiro.

Mais informações, acesse: https://legal.un.org/poa/ilfp/application.html

 

Bolsas para graduação - Oportunidades com inscrições até março

 

Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP): bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai dar 400 bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março. O ELAP é destinado a estudantes de graduaçãomestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira.

Mais informações, acesse: 

https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

 

 

 

 

Fundação Well Mountain concede apoio financeiro para estudar fora

Wells Mountain Initiative é um programa que concede apoio financeiro para estudar fora a jovens provenientes de países em desenvolvimento que precisam de auxílio para fazer faculdade. Os interessados devem enviar a candidatura até o dia 1º de março de cada ano para serem considerados para o ano acadêmico seguinte. É possível se candidatar pelo site ou enviando a documentação por correio.

 

 

 

 

Mais informações, acesse: 

http://www.wellsmountainfoundation.org/prospective-scholars/

https://www.wellsmountaininitiative.org/wp-content/uploads/2019/11/2020_WMI_Scholar_Program_Information_Sheet-.docx-1.pdf

 

 

Bolsas para estudar em Pádua na Itália: graduação e mestrado

O programa Padova International Excellence Scholarship Programme é voltado a alunos com excelente desempenho escolar ou acadêmico que desejam cursar graduação ou mestrado totalmente em inglês. As bolsas para estudar em Pádua têm duração de, no máximo, dois anos para mestrado e, no máximo, três anos para a graduação. O prazo para se candidatar para a maioria dos cursos se encerra no dia 7 de março.

Mais informações, acesse: https://www.unipd.it/en/scholarships

 

 

 

 

Bolsa para curso de teatro no Exterior recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para bolsa para curso de teatro no Exterior. O curso vai rolar em agosto em Edimburgo, na Escócia. As duas bolsas serão concedidas para participar do International Summer School (SUISS) das Universidades Escocesas em Edimburgo. As inscrições estão abertas até 27 de março. Podem se candidatar profissionais e estudantes de graduação ou pós-graduação nas áreas. Os interessados devem preencher o formulário Theatre and Performance Application.

 

Mais informações, acesse: https://www.suiss.ed.ac.uk/application/scholarship/

 

 

 

 

Programa voltado a brasileiros dá bolsas para estudar na Dinamarca

O Danish Government Scholarships under the Cultural Agreements prevê bolsas de mobilidade acadêmica com duração de 5 a 12 meses. Estudantes de graduação que desejem estudar língua e literatura dinamarquesas também pode se candidatar a uma bolsa de dois anos. O governo dinamarquês está selecionando brasileiros para um programa de bolsas de estudos para fazer intercâmbio durante a graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). As inscrições para estudar na Dinamarca em 2020 (começando em setembro, de acordo com o ano letivo europeu) vão até 1º de março de 2020.

Mais informações, acesse: 

https://ufm.dk/en/education/programmes-supporting-cooperation-and-mobility/the-cultural-agreements-programme/the-long-term-scholarships/brazil

---

Bolsas para a pós-graduação - Oportunidades com inscrição até fevereiro

 

Mestrado em Conservação e Ecologia na Espanha com bolsa

Está aberto para inscrições o edital de bolsas para mestrado em conservação e ecologia da Fundação Interuniversitária Fernando González Bernáldez. O prazo para candidatura ao programa de bolsas da Fundação BBVA para latino-americanos encerra no dia 17 de fevereiro. O curso recebe apoio da Fundação BBVA que oferece suporte para até dez estudantes latino-americanos. As bolsas têm a mesma duração do curso (1º de fevereiro a 15 de dezembro de 2021).

Mais informações, acesse: https://www.biophilia-fbbva.es/becas/becas-master-espacios-naturales-protegidos-2021/

 

Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália

O programa Invest your talent in Italy abre as portas de algumas das mais importantes universidades italianas e disponibiliza bolsas para pós-graduação na Itália associadas a estágio na Itália. O IYT oferece benefício para alunos internacionais realizarem mestrado em várias instituições diferentes (24 no total) São contempladas as áreas de engenharia, tecnologia, desing, arquitetura e administração. As bolsas para pós-graduação na Itália têm duração de nove meses, começando em 1º de outubro de 2020. Existe, porém, a possibilidade de renovação do benefício. O prazo de inscrição para o programa é dia 28 de fevereiro.

Mais informações, acesse:

https://partiuintercambio.org/wp-content/uploads/2018/11/invest-yout-talent-in-italy-bolsas-para-pos-graduacao-na-italia-com-tudo-pago-2020.pdf

 

Master Mind: governo dá bolsas para mestrado na Bélgica

O Governo de Flandres está recebendo candidaturas a bolsas para mestrado na Bélgica. O objetivo do Master Mind 2020-2021 é promover Flandres e Bruxelas como destinos de estudo superior na Europa. O programa tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos. O prazo para inscrição varia de acordo com a Universidade escolhida (01 de fevereiro a 22 de março).

Mais informações, acesse:

http://www.studyinflanders.be/en/scholarship-programmes/master-mind-scholarships/

 

Bolsas para mestrado em estudos de gênero e mulheres na Europa

O Mestrado em Estudos de Gênero e Mulheres (Gemma) já tem dez anos de existência. Ele é o único curso Erasmus+ dentro dessa temática, sendo avaliado com excelência pela Comissão Europeia e considerado referência na Europa. Além disso, também é reconhecido a nível internacional e considerado o melhor curso de pós-graduação da Espanha. O curso é resultado de uma parceria entre oito universidades de seis países diferentes. Para se candidatar e concorrer a uma das bolsas para mestrado em estudos de gênero, acesse os links abaixo. O prazo termina no dia 3 de fevereiro.

Mais informações, acesse:

https://masteres.ugr.es/gemma-es/pages/becas/alumnos/no_ue

https://masteres.ugr.es/gemma-es/

 

Bolsa do governo para estudar na Holanda: graduação e mestrado

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam estudar na Holanda. Ele contempla cursos de graduação e mestrado de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro de 2020.

Mais informações:

https://www.studyinholland.nl/finances/scholarships/highlighted-scholarships/holland-scholarship/holland-scholarship

https://www.studyinholland.nl/documentation/holland-scholarship.pdf

 

---

Bolsas para a pós-graduação - Oportunidades com inscrição até março

 

Bolsas para mobilidade acadêmica internacional na área de energias renováveis

O Global Sustainable Electricity Partnership é um programa que oferece bolsas para mobilidade acadêmica internacional com o objetivo de formar especialistas preparados para enfrentar os futuros desafios nos setores de energias renováveis, clima e da eletricidade.As candidaturas para as bolsas para mobilidade acadêmica internacional podem ser feitas até o dia 6 de março. Os interessados devem acessar o site do programa e anexar cópias digitalizadas dos documentos.

Para mais informações, acesse:

https://www.globalelectricity.org/scholarship/

 

Bolsas de Excelência da Wallonia-Brussels International- Bélgica

O programa de bolsas por excelência da Wallonia-Brussels International (IN WBI) permite que as Universidades da WalloniaBrussels Federation possam receber pesquisadores estrangeiros para estudos de pós-doutorado ou programas de pesquisa de pós-doutorado. Existem dois tipos de bolsa: Bolsa de longa duração (mínimo 1 ano, renovável 1 vez) para o nível de pós-doutorado e  Bolsa de curta duração (1 até 3 meses, não renovável)para o nível de pós-doutorado.Para as bolsas de longa duração, as inscrições vão até o dia 01.03.

Mais informações, acesse:

http://www.studyinbelgium.be/sites/default/files/fichiers/bresil_fiches_2019_0.pdf

 

Doutorado em Ciência Política na Europa com bolsa integral: Escócia

O Trinity College Dublin está recebendo inscrições para um programa de bolsas de doutorado em ciência política na Europa. O curso tem duração de quatro anos. A bolsa é válida para todo o período. O Departamento de Ciência Política do Trinity College é um dos principais centros de pesquisa política da Europa. A solicitação de apoio financeiro é automaticamente considerada, como parte do processo normal de admissão ao doutorado em ciência política na Europa. O prazo para inscrições para começar o doutorado em setembro deste ano é 1º de março.

Mais informações, acesse:

https://www.tcd.ie/Political_Science/postgraduate/phd-programme/

 

Fundação Carolina: bolsas para pós-graduação na Espanha têm inscrições abertas

A Fundação Carolina está com edital aberto para uma infinidade de oportunidades em diversas áreas. As oportunidades são para graduados em países da América Latina que tenham capacidade acadêmica e profissional apoiado e um currículo excelente. O programa oferece dois tipos bolsas: ajudas de estudo e bolsas. As inscrições precisam ser feitas online até 10 de março. Ajudas de estudo cobrem de 50 a 75% do valor do curso, passagem área e seguro saúde dos selecionados. As bolsas para pós-graduação na Espanha cobrem de 50 a 100% do valor dos cursos, passagem área, seguro saúde e ainda oferecem uma quantia mensal para que os selecionados possam gastar com alimentação, moradia e outros gastos.

Mais informações, acesse:

https://gestion.fundacioncarolina.es/programas

https://www.fundacioncarolina.es/formacion/preguntas-frecuentes/

 

Programa voltado a brasileiros dá bolsas para estudar na Dinamarca

O Danish Government Scholarships under the Cultural Agreements prevê bolsas de mobilidade acadêmica com duração de 5 a 12 meses. Estudantes de graduação que desejem estudar língua e literatura dinamarquesas também pode se candidatar a uma bolsa de dois anos.O governo dinamarquês está selecionando brasileiros para um programa de bolsas de estudos para fazer intercâmbio durante a graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).As inscrições para estudar na Dinamarca em 2020 (começando em setembro, de acordo com o ano letivo europeu) vão até 1º de março de 2020

Mais informações, acesse:

https://ufm.dk/en/education/programmes-supporting-cooperation-and-mobility/the-cultural-agreements-programme/the-long-term-scholarships/brazil

Bolsa para pesquisa sobre aquecimento global na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt está em busca de potenciais líderes provenientes de países em desenvolvimento. Os candidatos podem atuar dentro da temática da proteção ao clima em diferentes áreas e níveis de estudo. Os 20 selecionados irão passar um ano trabalhando em um instituição anfitriã de sua escolha. O objetivo será desenvolver uma pesquisa relacionada ao aquecimento global, proteção climática e conservação de recursos relacionados ao clima. É possível se candidatar para a bolsa de pesquisa em aquecimento global até o dia 1º de março de 2020.

Mais informações, acesse:

https://www.humboldt-foundation.de/web/41145096.html

---

Bolsas para a pós-graduação - Oportunidades com inscrição até abril

 

Fundect tem parceria para intercâmbio de pesquisadores do Reino Unido e Brasil

A Fundect em parceria com o Confap, CNPQ e Fundo Newton, lançaram a chamada 01/2020 Mobilidade UK Academies, que tem como objetivo apoiar parcerias internacionais mediante o intercâmbio de pesquisadores em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, parceria Brasil – Reino Unido, por meio do Fundo Newton. As inscrições vão até o dia 06/04/20. O fomento aos pesquisadores se dará por três maneiras: Fellowships (para período de 6 a 36 meses); Research Mobility Grants (missões de 15 dias a até 3 meses); e Young Investigator Grants (até 4 anos, apenas para o estado de São Paulo).

Mais informações, acesse:

http://confap.org.br/pt/editais/36/confap-cnpq-the-uk-academies-2019

 


Anexos: