Parceria entre cursos de Letras e Arelin traz pesquisadora Canadense à UEMS

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 17/04/2019

Dra. Monica Heller

A parceria entre os cursos e os programas de pós-graduação em Letras das unidades de Campo Grande e Dourados, juntamente com a Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), trouxe a professora Dra. Monica Heller, da Universidade de Toronto, no Canadá, para proferir a palestra "Language, capitalism and colonialism: toward a critical perspective".

Dra. Heller tem pesquisas voltadas para o papel da linguagem na construção da diferença social e da desigualdade social na nova economia pós-nacionalista e globalizada. Sua pesquisa sociolinguística etnográfica examina principalmente esses processos no Canadá. Está também envolvida nos trabalhos conduzidos nesta área na Europa Ocidental, e na sua relevância para políticas nas áreas da língua e educação e formação, no local de trabalho e no espaço público.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais da UEMS, Ruberval Maciel, essas são ações em que se busca otimizar os espaços da UEMS, os recursos e os profissionais que e vem do exterior. “Para que isso não fique restrito apenas a alguns grupos, mas que possa beneficiar e que alunos de graduação e de pós-graduação, professores de contextos diferentes possam ter a oportunidade de dialogar com essas pessoas que são referências internacionalmente, neste caso na área específica de língua e educação”, destacou.

A Dra. Monica Heller ministrou aula na pós-graduação em Letras em Campo Grande, além de também palestrar sobre o tema de seu livro “Language, Capitalism, Colonialism”, na segunda-feira (14) em Campo Grande e na terça-feira em Dourados.

Neste mês, a Universidade também recebeu o professor Brian Morgan, da Universidade de York, no Canadá.  “A vinda do professor foi resultado com o convênio que nós temos com a Universidade de York, uma parceria desde 2012, que tem possibilitado tanto nós enviarmos alunos e pesquisadores para o Canadá quanto receber deles aqui”, disse Maciel.

O professor Brian Morgan palestrou na aula inaugural do Mestrado em Letras e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) de Campo Grande, onde também aula no curso de pós-graduação.


Anexos: