UEMS/CG: Doutor da USP destaca pesquisas em linguística de MS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 20/04/2022

Professor Lynn Mario T. Menezes Souza

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, o pesquisador Lynn Mario T. Menezes Souza, professor da USP, realizou uma palestra durante a Aula Inaugural do Cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Lynn Mario, que é referência em Linguística no país e no mundo, elogiou a atuação dos pesquisadores brasileiros na área de pesquisa em língua e linguagem. “Eu me sinto muito valorizado quando venho aqui (MS), acho isso muito fascinante. As pessoas me perguntam, me abordam, não me veem como alguém distante, então me traz essa sensação do conhecimento que circula e a valorização do saber”, disse o pesquisador Lynn Mario T. Menezes Souza.

Com a palestra “Linguagem e tradução intercultural: transparência ou opacidade?”, o professor Lynn Mario buscou uma reflexão sobre as pesquisas em língua a partir da tradução intercultural. “Estamos muito honrados em receber o professor Lynn Mario nesta noite, que será de grande aprendizado”, disse o professor Ruberval Maciel, coordenador do Mestrado Acadêmico em Letras.

A aula inaugural reuniu, pela primeira vez, todos os cursos de letras da Unidade da UEMS de Campo Grande: o Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Acadêmico (PPGLetras) e o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), a Graduação em Letras/Espanhol, a Graduação em Letras/Inglês e o Bacharelado em Letras. “É muito importante para nosso grupo essa reunião, que acontece pela primeira vez”, comentou o professor Marlon Leal, coordenador do de Licenciatura em Letras/Inglês.

Além de pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Letras da UEMS, estudantes da UFMS também participaram do evento, que também foi transmitido ao vivo pelo Youtube, no Canal do Mestrado Acadêmico em Letras. (Clique Aqui).

Lynn Mario T. Menezes Souza

Possui graduação em Linguistica - University of Reading (1977), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, linguistica aplicada, lingua estrangeira, letramento e teorias críticas.