Pesquisas desenvolvidas pela UEMS auxiliam produtores de seringueira na região de Cassilândia

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 06/09/2019

Coleta de material vegetal durante visita técnica à propriedade rural

As pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos do curso de Agronomia e pelo Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia, têm ajudado os produtores rurais da região na resolução de problemas fitossanitários na cultura de seringueira.

Ações como visitas técnicas às propriedades rurais e coletas de materiais vegetais geram dados que auxiliam no desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e dissertações dos estudantes. Atualmente, a região de Cassilândia possui 13 mil hectares com cultivo de seringueira.

O professor doutor Sérgio Roberto Rodrigues, responsável pelo laboratório de Manejo Fitossanitário da Unidade de Cassilândia, relatou uma das visitas técnicas em uma propriedade de cultivo de Seringueira no município de Pontalinda (SP), que fica a 230 quilômetros da cidade sul-mato-grossense. A atividade foi nos dias 23 e 24 de agosto.

“Mais de 60% das plantas apresentavam os sintomas de secamento e morte dos ramos apicais. Fizemos a coleta do material vegetal. Observamos, primeiramente, que não havia presença de pragas”, relatou o pesquisador.

De acordo com a professora Giselle Feliciani Barbosa, que analisou o material vegetal no laboratório de fitopatologia, os danos encontrados nas plantas estavam relacionados à ocorrência de doenças causadas pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides.

“A experiência adquirida na solução de problemas ocorridos em outras regiões produtoras podem auxiliar na solução de problemas que venham a ocorrer em nossa região, que tanto tem expandido a cultura nos últimos anos”, destacou o docente.

Todo o material vegetal recolhido na propriedade durante as visitas técnicas é transformado em material didático para as aulas do curso de Agronomia, o que permite a melhoria da capacitação dos alunos na resolução dos problemas relacionados à agricultura.

*Com informações do professor doutor Sérgio Roberto Rodrigues.