Prêmio Inova-UEMS divulga resultado com finalistas

Por: Rubens Urue | Postado em: 07/10/2020

Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis foram as categorias premiadas

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI) via Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), comunica informações sobre o resultado final da Fase de Julgamento/Classificação das propostas submetidas ao Prêmio Inova-UEMS. A Lista foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Estado de MS nesta quarta-feira (7) e também pode ser acessada NESTE LINK.

Foram contemplados 17 projetos subdivididos entre duas modalidades (Faísca e Ascenção) compostas, cada uma, de três categorias, dentre as quais: 1. Direito Autoral; 2. Propriedade Industrial e 3. Proteção Sui Generis. Todas as categorias de Propriedade Intelectual (Direito autoral; Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis receberam propostas. Dentro da categoria Direito Autoral destacaram-se as propostas de Programas de Computador (Software) e obras de caráter literário e descobertas científicas; na categoria Propriedade Industrial, as invenções e marcas; e na categoria “Proteção sui generis” o desenvolvimento de cultivares.

As informações foram repassadas pelo técnico e coordenador do NIT-UEMS, Dr. Fábio Barros. De acordo com ele, "a conclusão da primeira edição do Prêmio Inova-UEMS representa um momento de grande satisfação para todos os profissionais envolvidos no processo de idealização e concretização deste projeto pioneiro em nossa Universidade".

Assim, o engajamento e proatividade de alunos, professores e servidores técnicos que submeteram propostas foi de fundamental importância para o sucesso desta edição, assim como o trabalho de dezenas de profissionais que contribuíram para a conclusão de todas as etapas previstas em nosso Edital, destaca o coordenador.

Premiação dos Finalistas

A identificação dos projetos foi feita com base nas iniciais de palavras constantes no título, que não será divulgado visando a preservação do quesito novidade. Os coordenadores serão comunicados, em momento oportuno, via e-mail sobre a Cerimônia de Premiação que será realizada em data a ser definida pela PROPPI. O evento mobilizará toda a comunidade acadêmica da UEMS está previsto para ocorrer no mês de novembro.