Prêmio Inova-UEMS realiza cerimônia de premiação no dia 02 de dezembro

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 24/11/2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) juntamente com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEMS), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realiza no dia 02 de dezembro, às 9h, a  cerimônia de premiação do Prêmio Inova-UEMS. O evento ocorrerá por webconferência e transmissão pelo Canal da UEMS no Youtube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=xLYChY7fEc8

Na cerimônia ocorrerá a palestra Universidade, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Local”, que será ministrada por Araken Alves de Lima, docente e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial  (INPI).

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Luciana Ferreira da Silva, a  perspectiva se configurou como uma ação importante já que o objetivo era mapear o que há de projetos de inovação ou as primeiras ideias de projetos. “Para que a partir daí a Pró-reitoria pudesse estruturar um plano de trabalho para atender estas propostas, difundí-las e dar o apoio na operacionalização. Esse prêmio Inova é de certa forma o reconhecimento dos pesquisadores que estão há muitos anos trabalhando nessa perspectiva. Agora o nosso ideal é de fato que consigamos dar o apoio para que essas ideias floresçam”, destacou.

O processo de construção do Edital contou com a participação ativa dos diferentes setores da Pró-Reitoria e de pesquisadores das diversas unidades universitárias da UEMS, que contribuíram para que o Prêmio Inova-UEMS pudesse representar uma oportunidade de integração e reconhecimento de ideias que possam, futuramente, resultar em registro de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Após as etapas de divulgação do edital e seleção das propostas, a comissão julgadora constituída por pesquisadores de diversas unidades universitárias e áreas do conhecimento concluiu a etapa de análise e seleção das propostas vencedoras do Prêmio.

O coordenador do NIT-UEMS, Fabio dos Santos Barros, ressalta a satisfação com o retorno e engajamento dos pesquisadores que submeteram propostas nas mais diferentes áreas do conhecimento, “é motivador saber que nas diferentes regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, em que a UEMS está presente, existem projetos inovadores que certamente refletem em desenvolvimento científico, social, ambiental e financeiro, sendo função do NIT-UEMS incentivar e proteger as inovações criadas. Neste sentido, a primeira edição do Prêmio Inova-UEMS celebra a criatividade, empreendedorismo e dedicação da comunidade acadêmica da UEMS em benefício da população sul-mato-grossense”.

Os projetos vencedores de cada modalidade e categoria serão certificados durante a cerimônia de premiação.

Confira os nomes dos coordenadores das propostas ganhadoras:

Modalidade Faísca

Categoria Direito Autoral