Fundect abre chamada para cadastro de empresas em MS que possam produzir respiradores mecânicos

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 24/03/2020

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (24)  a Chamada 05/2020 que tem por objetivo cadastrar empresas e instituições de ciência e tecnologia de MS que tenham capacidade técnica para a produção e fornecimento de kits de diagnóstico e respiradores mecânicos para utilização no combate ao novo Coronavírus.

A Chamada vem de acordo com a Portaria nº 188 de 3 de fevereiro de 2020 que declara emergência em saúde pública de importância nacional. As empresas e ICT’S tem o prazo de 30 dias para se cadastrarem por meio do link www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/abertos_nacionais/.

Após o cadastro, as empresas serão selecionadas para receber apoio financeiro na forma de subvenção econômica para a produção e fornecimento destes materiais.

“Recebemos uma demanda da Finep, enviada para todas as Fundações Estaduais de Apoio e Amparo à Pesquisa, pedindo que identificássemos as empresas que eventualmente receberam algum recurso para desenvolver produto na área de Ciência e Tecnologia no Estado. Identificamos algumas empresas, porém só uma está fornecendo esses kits, de modo que decidimos fazer um chamamento público aberto para verificar se há outras empresas que se enquadrem no perfil em Mato Grosso do Sul. Nesse primeiro momento a situação é de identificação das empresas que são capazes de produzir esses dois itens: kits de diagnóstico do COVID-19 e respiradores mecânicos. Passada essa identificação, vamos articular com a FINEP a liberação de recursos para essas empresas produzirem esses kits em caráter emergencial”, afirmou o diretor-presidente interino da Fundect, Dr. Ricardo Senna.

 

Fonte: Fundect