PROFECM está com inscrições abertas

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 15/04/2019

Do dia 15 de abril até dia 10 de maio de 2019 às 23h59min (Horário MS), os candidatos interessados em participarem da seleção do PROFECM – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul – UEMS, poderão enviar as inscrições e os projetos de pesquisa.

Podem se candidatar ao Mestrado Profissional portadores de diploma de curso superior das áreas de licenciaturas Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia ou equivalente, que estejam atuando na educação básica ou em espaços não formais de educação.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática está localizado na UEMS/Dourados e tem como objetivo contribuir para melhorar a formação dos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática que estão em exercício na educação básica, de profissionais que atuam em contextos não formais e, também, ampliar a formação daqueles que trabalham com formação de professores.

Serão ofertadas no máximo de 20 (vinte) vagas, que serão preenchidas por ordem decrescente de acordo com a pontuação obtida pelos candidatos no processo seletivo e também pela disponibilidade de vagas indicadas pelos orientadores. Lembrando que para participar do processo de seleção é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 10 de maio de 2019, em qualquer banco, bem como nas Casas Lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

Confira as 2 linhas de pesquisa do PROFECM:

Linha 01: Epistemologia e Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Esta linha se caracteriza pela utilização de referenciais teóricos oriundos de várias disciplinas (Filosofia, Sociologia, Psicologia, História etc.) que tratam do processo do conhecer e que no âmbito da área serviram como fontes para proposição de abordagens de ensino (por exemplo: ensino por investigação, ensino por mudança conceitual, ensino baseado na noção de perfil conceitual etc.) e, também, como fonte de inspiração para elaboração, aplicação e avaliação de sequências de ensino. Analisa-se aqui o modo como os conhecimentos epistemológicos e das ciências humanas em geral constituem subsídios que enriquecem diferentes dimensões do trabalho do professor e do processo de ensino e aprendizagem. Enquadram-se nesta linha, também, pesquisas que buscam analisar a partir de determinados referenciais teóricos o uso de atividades lúdicas no contexto escolar.

Linha 02: Divulgação Científica e Ensino de Ciências

Nesta linha a educação, inclusive a educação em ciências, é entendida como um processo que transcende os espaços formais. No contexto da educação formal pretende-se elaborar e avaliar sequências didáticas que utilizem como recursos didáticos materiais de divulgação científica (textos, documentários, etc.). No âmbito desta linha pretende-se também discutir materiais voltados para o público em geral que possam contribuir para alfabetização científica. Além disso, pretende-se fomentar trabalhos que possam integrar ao processo educativo formal às experiências dos espaços não formais.

Confira o edital:

Mais informações na página do PROFECM: