Seminário debate 'Educação Pública em tempos de reformas'

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 10/09/2019

Palestra com Professor Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, durante Seminário Formação Docente

A abertura do "IV Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola", realizada na noite desta segunda-feira (9), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados, contou com a presença do Professor Doutor Luiz Carlos de Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O pesquisador falou sobre o tema “Educação Pública em tempos de reformas”.

"Nós, enquanto educadores, temos que estar atentos a uma mudança que está sendo introduzida na esfera social e política, com repercussões na área da educação, que é o esgotamento de uma proposta inclusiva, ou seja, de uma proposta que dá voz, em condições de igualdade, mesmo considerando que existem diferenças, a pessoas que participam da sociedade. Está havendo uma mudança nesse entendimento para substituir essa conquista histórica de inclusão por uma proposta meritocrática, onde você transforma a desigualdades sociais em desigualdade de mérito e faz de conta que não tem desigualdades sociais", enfatizou o pesquisador.

A abertura do evento também contou com a presença do Vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, do Pró-reitor de Ensino da UEMS, João Mianutti.

O "IV Seminário Formação Docente vai até esta quarta-feira (11). O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) da UEMS e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

De acordo com a professora Andréia Militão, coordenadora do GEPPEF, esta edição do evento conta com mais de 500 participantes, entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica.

As temáticas abordadas pelo seminário envolvem o estágio curricular supervisionado, os rebatimentos das reformas educacionais para a escola pública e ainda o trabalho docente em âmbito nacional e local, com a apresentação da pesquisa realizada entre UEMS-UFGD e Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

Confira a PROGRAMAÇÃO:

Dia 10 (terça-feira)

8h – Mesa - “Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul: perfil, formação, atuação profissional, condições de trabalho, carreira e remuneração”

Palestrantes: Prof.ª Dra. Andréia Nunes Militão (GEPPEF/UEMS) e Prof.ª Ma. Sueli Veiga (FETEMS)

Local: Anfiteatro, Bloco A – UEMS

13h30 - Mesa - “Trabalho Docente: no contexto nacional e local”

Palestrantes: Prof.ª D.ra Dalila Andrade Oliveira (UFMG), Prof. Heleno Araújo Filho (CNTE) e Professor Jaime Teixeira (Fetems)

Local: Anfiteatro, Bloco A – UEMS

16h – Lançamento do livro: “O não-lugar do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório”

Participantes: membros do GEPPEF

Dia 11 (quarta-feira)

8h-11h -  Sessão de Comunicação