Professora da UEMS palestra em seminário on-line ‘Oguatá/Atagbá’ na segunda-feira (25)

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 22/05/2020

Nesta segunda-feira (25), de 9h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), 14h às 18h (horário de Portugal), será realizado o Seminário “Oguatá/Atagbá: Caminhando com novas conversas pelas vias das Epistemologias do Sul”, Sessão I, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, cuja palestrante é a professora da UEMS, Dra. Célia Maria Foster Silvestre.

O Seminário será on-line, pela plataforma Zoom: https://zoom.us/j/95706194589
ID: 957 0619 4589.    Na apresentação, a professora falará a respeito das atividades desenvolvidas no Programa de Extensão Ojapo Tape Oguata Hina: Se faz caminho ao andar, desenvolvido na Unidade de Amambai a partir do convênio UEMS/PROEXT/MEC, e em parceria com a UFGD.  

O evento foi proposto por um grupo de pesquisadores brasileiros em estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal, do qual faço parte, com o intuito de divulgar as ações de extensão que desenvolvem em suas instituições no Brasil, entendendo a extensão como espaço de criação, recriação e descolonização de saberes, indissociada do ensino e da pesquisa.

Tema do Seminário: A partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão entre os Kaiowá e Guarani (MS, Brasil), avalia-se o lugar da extensão universitária na produção de conhecimentos e sua validade para uma ecologia de saberes nas Ciências Sociais, na perspectiva sul/sul.

Nota Biográfica: Célia Maria Foster Silvestre é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil, em Estágio pós-doutoral no CES/UC, desenvolvendo pesquisa com o tema Colonialismo, direito e teko porã (bem viver): por uma epistemologia kaiowá e Guarani.