Programa de Educação Tutoriada da UEMS/Ivinhema promove Seminário Virtual de Biologia

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 29/06/2020

De 17 a 20 de junho de 2020, alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) – Verde Legal do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Ivinhema, juntamente com professores e Coordenação de curso realizaram o evento de extensão intitulado “I Seminário Virtual de Biologia” (SEVIBIO), cujo tema foi “Os caminhos para a pós-graduação”.

Esse evento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo PET Verde Legal. Em março de 2020, durante o Programa de Recepção de Calouros (PROINCA), egressos dos cursos de Ivinhema puderam falar de suas experiências durante a graduação e de como foi a inserção no mercado de trabalho. Agora no SEVIBIO, sete docentes de programas de Pós-Graduação apresentaram o funcionamento, processos seletivos e aspectos gerais de cursos que ocorrem nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Devido a Pandemia da COVID – 19, o Evento foi promovido por meio de videoconferência e contou com 108 participantes inscritos, de seis instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual do Oste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Anhanguera, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e UEMS (Unidades de Ivinhema, Dourados, Mundo Novo e Nova Andradina).

No dia 17 de junho dois professores da UEMS, Unidade de Dourados, palestraram. A professora Drª. Mirian Xavier apresentou o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática da UEMS e o professor Dr. Yzel Rondon Súarez apresentou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UEMS e também o Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFMS. A fala desses dois professores, além de apresentar aspectos gerais do curso e de sua trajetória acadêmica, contribuiu para o entendimento da diferença entre os mestrados acadêmicos e profissionais, bem como os critérios que a Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), do governo federal, usa para avaliar e classificar os cursos.

No dia 18 de junho foi a vez do professor Dr. Douglas de Araújo, da UFMS, que apresentou o Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal daquela universidade, e da professora Drª. Edna Scremin Dias, da UFMS/FUNDECT, que apresentou o Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da mesma instituição e explanou sobre o Programa de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Foi um dia muito produtivo e de recordações: o professor Douglas rememorou a época em que foi professor na UEMS de Ivinhema e reencontrou ex-orientados na plateia virtual, assim como a professora Edna, que pode falar sobre alunos egressos da UEMS que orientou na Pós-Graduação.

No dia 19 de junho a professora Drª. Tânia Marcia Costa apresentou dois Programas de Pós-Graduação, o de Biodiversidade de Ecossistemas Costeiros – Campus do Litoral Paulista e o de Ciências Biológicas, Área de Concentração Zoologia – Campus de Botucatu, ambos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Nesse dia também aconteceu a apresentação do professor Dr. Fabiano Antunes, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), acerca das Pós-Graduações da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA): I - Entomologia e Conservação da Biodiversidade; II - Biodiversidade e Meio Ambiente e III - Biotecnologia e Biodiversidade. A professora Tânia esclareceu dúvidas e curiosidades sobre a pesquisa em ambientes costeiros e marinhos. Além disso, apresentou projetos de extensão que desenvolve com alunos em escolas de Praia Grande/SP. Já o professor Fabiano, além de ampliar as opções de pós-graduação no estado de MS, também inspirou muitos acadêmicos ao contar sua trajetória entre Artes e Biologia e também como descobriu o amor pela docência.

O dia 20 de junho teve a professora Drª Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui, da UEMS – Unidade de Mundo Novo, apresentando o Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Toledo, e a psicóloga Daniele Letícia Meinerz, falando sobre “Motivação e organização para os estudos”. Foi um fechamento especial já que os alunos tiveram oportunidade de conhecer um programa de pós-graduação que realiza pesquisa básica e aplicada, bem como a importância da formação em pós-graduação até mesmo para quem não deseja seguir carreira acadêmica. Além disso, os métodos e técnicas de estudo, memorização e para controlar a ansiedade atingiu em cheio as necessidades dos acadêmicos presentes no evento.

“Dentre as importantes contribuições que os palestrantes trouxeram para os participantes virtuais do evento, vale destacar a importância de estudar inglês durante a graduação, do desenvolvimento do hábito de leitura (especialmente de trabalhos científicos) e de aproveitar as oportunidades que a instituição oferece, como por exemplo os programas de iniciação científica”, destacou a organização do evento.

Em Julho, o PET – Verde Legal vai organizar um novo Evento Virtual! Fiquem atentos à divulgação e sigam as Páginas do PET Verde Legal – UEMS de Ivinhema no Facebook https://www.facebook.com/uems.petverdelegal, da UEMS de Ivinhema no Facebook https://www.facebook.com/uemsivinhema, e no Instagram https://www.instagram.com/uemsivinhema.


Anexos: