Programa de Mobilidade Nacional está com inscrições abertas

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 02/12/2019

A Arelin- Assessoria de Relações Internacionais informa aos acadêmicos regularmente matriculados na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que estão abertas as inscrições para se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo Programa de Mobilidade Nacional da Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM.

A mobilidade interna é válida para o primeiro semestre de 2020. Estão sendo ofertadas 1383 vagas em 22 Instituições de Ensino Superior.

As inscrições podem ser feitas até dia 16 de dezembro de 2019, a análise das candidaturas será feita até 21 de dezembro.(INSCRIÇÕES AQUI) As inscrições serão recebidas por e-mail, cada coordenador de cada IES (Instituição de Ensino Superior) cadastrada irá analisar as inscrições, bem como a documentação enviada.

Confira as vagas e as instituições cadastradas, AQUI.

PMN

O Programa de Mobilidade Nacional – PMN, tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições públicas estaduais e municipais afiliadas a ABRUEM, dentro do âmbito dos estados da federação. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional.

BOLSAS DE ESTUDO

Cabe a cada IES participante do PMN, criar programas de bolsas para apoio a mobilidade nacional, afim de que seu estudante possa ter a oportunidade de vivenciar experiências de intercambio em sua formação acadêmica.

CUSTOS

O candidato não terá despesas com custos operacionais do programa, somente suas despesas pessoais como, moradia, alimentação e transporte durante a sua mobilidade.

TEMPO DE INTERCÂMBIO

O intercambio poderá ser de no mínimo 6 (seis) meses e no máximo de 12 (doze) meses.

RECONHECIMENTOS DOS CRÉDITOS

Haverá reconhecimento dos créditos das disciplinas cursadas em mobilidade estudantil nas IES participantes do PMN, devidamente acordadas por meio do Plano de Estudos.

Saiba mais aqui: https://sites.google.com/view/mobilidadenacional/home?authuser=0