PROINCA 2021 tem audiência recorde em noite de Abertura

Por: Rubens Urue | Postado em: 28/04/2021

Transmissão realizada da Sala de Reunião da Reitoria, em Dourados, em link direto com Campo Grande

O Programa Institucional de Acolhimento aos Calouros (PROINCA) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) iniciou ontem (27), de forma histórica e com recorde de audiência, conduzida pelo jornalista e ator Bruno Moser. O PROINCA virtual da UEMS cumpriu seu objetivo de informar e orientar os estudantes ingressantes na Universidade com as potencialidades nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A análise de dados da transmissão consolidam o 1º dia de PROINCA virtual como o evento de maior audiência da Universidade, em tempos de atividades remotas.

O reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, iniciou sua fala agradecendo aos presentes, em especial aos calouros e calouras da Universidade e, em seguida, os agradecimentos foram direcionados aos representantes da classe política, governador Reinaldo Azambuja, e secretários estaduais, membros da bancada estadual e federal, entre deputados e senadores, e diretores de outras instituições com quem a UEMS possui relação interinstitucional forte, como a Fundação de Apoio a Ciência, Pesquisa e Tecnologia de MS (FUNDECT) e o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). A transmissão também foi acompanhada pelas Gerências de Unidade e Diretorias da Instituição.

"Olhando para os pais dos nossos calouros, que vibraram com o ingresso de seus filhos numa Universidade com ensino público, gratuito e de qualidade, quero dizer que podem confiar em nossa equipe, nossos docentes, técnicos. Estamos esperando nossos calouros e veteranos, também, para seguirmos formando indivíduos e profissionais competentes. Tenho convicção de que temos o respeito e admiração da sociedade sul-mato-grossense. Parabéns a todos e todas!", discursou Laércio.

A vice-reitora, profa. Dra. Celi Correa Neres, fez seu registro mencionando saudações aos calouros, "digo aqueles que estão chegando na UEMS, que nossa Universidade passa a ser a casa de vocês, calouros, a partir de agora. Para os próximos anos de estadia em nossa casa, desejo que vocês sejam felizes e aprendam muito conosco. Também sei que iremos aprender muito com todos e todas. Nossa UEMS se fortalece com a chegada de vocês. Parabéns, e sejam bem-vindos", ressaltou Celi.

  

Depoimentos de Calouros e Veteranos de todas as Unidades da UEMS durante a apresentação

As pró-reitoras, profa. Dra. Maria José Alves de Jesus Cordeiro "Maju" (Pró-reitoria de Ensino), profa. Dra. Márcia Regina Alvarenga (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários) e Profa. Dra. Luciana Ferreira (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) também tiveram falas nas quais repassaram aos calouros as principais informações e processos que os ingressantes na UEMS podem solicitar, como auxílios e bolsas institucionais, voltadas à extensão, monitoria e iniciação científica, por exemplo.

LIVE "UEMS PROINCA 2021" em números

Durante a transmissão de aproximadamente três horas, foi atingido o ápice de 761 expectadores simultâneos, com um total de 5.715 mensagens via chat. Os dados mais atualizados descrevem os números absolutos do PROINCA 2021 da UEMS. No dia seguinte ao evento, foram computados, durante aproximadamente duas horas de de LIVE, após 12 horas de exibição do evento, 4.440 visualizações no Canal Oficial da UEMS no YouTube. Confira AQUI a apresentação completa. O evento foi coordenado pela profa. Dra. Susylene Dias de Araújo, com suporte da DED (Diretoria de Educação a Distância) e DINF (Diretoria de Informática), e das Assessorias: Cerimonial (ACER), Comunicação Social (ACS) e Popularização da Ciência (Acade) e com apoio dos cursos de Teatro e Dança (UEMS/Campo Grande), além do cortesia cultural da cantora Soul Ra. Abaixo, a foto do jornalista e ator, Bruno Moser, apresentador da LIVE PROINCA UEMS 2021.

Falas das Autoridades sobre a UEMS

Paulo Correa, Deputado Estadual - Presidente da Assembleia Legislativa do MS - Essa aula inaugural é de suma importância para o ensino de MS. A UEMS que nasceu no governo Pedro Pedrossian quando eu fui secretário de habitação, lá em 1993, quero lembrar o nome da Leocádia, que foi secretária de educação daquela época. A gente fica feliz, porque não imaginávamos que a UEMS com 27 polos no nosso Estado e com todos estes cursos que estão sendo possibilitados a esses alunos. Em nome da Assembleia Legislativa e em nome dos 24 senhores deputados, eu quero dizer que a Assembleia está à disposição. Em um trabalho conjunto por meio da mesa diretora, dos deputados e do governo do Estado, nosso Governador Reinaldo Azambuja, estamos dando boas vindas aos alunos, para que tenham o melhor aproveitamento possível. Porque essa é a nossa universidade, foi criada para interiorizar o ensino de qualidade.

Fábio Trad - Deputado Federal - Nesse início letivo, aos novos alunos e os que retornam para o novo ano, o meu carinho. Também aos servidores, toda a comunidade docente e toda a equipe administrativa da UEMS. Tive a honra de ter trabalhado para a UEMS, em 2020 para o crescimento da instituição destinando recursos do orçamento da união para todas as 15 unidades no estado. No ano letivo que se inicia, saibam que vivemos tempos estranhos difíceis, mas eles servem para nos testar e nos fortalecer ainda mais. Desejo de portanto, entusiasmo a todos.

Simone Tebet, Senadora - Nesse momento, quero dar boas-vindas aos acadêmicos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, cumprimentar os professores em nome do Reitor Laércio. E dizer que é um prazer muito grande estar neste momento falando com os alunos da Universidade Estadual. Estamos num momento difícil, mas minha mensagem para vocês é que não desistam. Tá passando´, vai passar. Lá no Congresso Nacional, a gente tem procurado ajudar a universidade que tanto nos orgulhamos, através da bancada federal, que colocou 8 milhões de investimentos e agora são mais 3 milhões da bancada e mais 3 milhões do Governo do Estado para laboratórios e biblioteca, ampliação.

Soraya Thronickle, Senadora - Em nome do corpo docente da UEMS, que muito nos orgulha, nos traz a esperança de fazer um MS cada vez maior, trazendo a educação, o ensino de qualidade que a UEMS sempre fez. E é por isso que quando a gente, como parlamentar, pode investir numa instituição dessa a gente investe com segurança, com tranquilidade, com felicidade e com confiança, porque a gente sabe que vai ser muito bem aproveitado. Quero parabenizar os calouros que estão iniciando essa jornada agora e aqueles que estão retornando neste momento de pandemia. Nós tivemos que nos reinventar, o mundo se reinventando e acredito que o mundo não será mais o mesmo, mesmo após a pandemia muita coisa vai mudar e nós somos a geração que vai fazer parte dessa mudança. A gente vê o investimento em ciência, o investimento em países como é o caso de Israel, a gente pode ver o que o país é capaz de fazer com tão pouco e nós que temos tanto deixamos de fazer por causa de investimento na educação.

Rose Modesto, Deputada Federal - Quero agradecer a oportunidade de participar e agradecer à UEMS, que a Universidade de Mato Grosso do Sul e vem desde 1993 crescendo com uma qualidade enorme desenvolvendo um trabalho muito social, que vai além. Sempre preocupada com os indígenas, sempre preocupada com os mais vulneráveis e essa é a sua função. A função daqueles que têm alegria de ter acesso a maior riqueza que todo mundo, que é a educação. O conhecimento tem que ser compartilhado e principalmente investido na vida de quem mais precisa. Temos trabalhado junto a todos da bancada do estado, nos ultimos dois anos e em 2020 tivemos uma previsão orçamentária de mais de 8 milhões para UEMS e em 2021, a previsão é de seis milhões. Parabéns a todos os professores, sucesso aos novos alunos que estão chegando. Um grande abraço feliz!

Vander Loubet, Deputado Federal - Minhas saudações a todos e todas. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Quando jovem, tive que deixar minha cidade de origem, Porto Murtinho, rumo a Campo Grande para estudar. Hoje, felizmente, a UEMS se consolida como Universidade pública em dezenas de municípios de nosso Estado. Aos novos acadêmicos, saibam que estão dentro de uma instituição que cumpre com sua missão e respondabilidade e muito me orgulha estar atuando junto à atual gestão para viabilizar emendas parlamentares que permitem à UEMS ampliar e se fortalecer, ressaltando esta Universidade como estratégica para o Mato Grosso do Sul. Sucesso a todos os estudantes!

Nelson Trad, Senador - São mais de dois mil calouros e calouras que ingressam na UEMS neste ano de 2021, desejo os meus mais siceros parabéns a todos e todas. Esse mérito é de vocês. A UEMS conta com 27 anos de históris, oferencendo 14 Mestrados, 14 Especializações e 2 Doutorados. Me orgulho de garantirmos a um prédio para a Unidade de Paranaíba. Estamos juntos e muito me orgulha o trabalho conjunto que a bancada federal tem feito para a Universidade. Sejam bem-vindos!

Beto Pereira, Deputado Federal - Amigos do MS, daqui de Brasília, parabenizo a toda família UEMS, àqueles que iniciam hoje o caminho pela Universidade. Agradeço à gestão da UEMS, que tem trabalhado com muita força e galhardia. A bancada federal tem fornecido apoio, assim como o Governo do Estado. Quando se soma estas forças, o resultado sempre será melhor: mais vagas, novos cursos, melhores laboratórios e mais profissionais a serem formados. Me orgulho de fazer parte dessa bonita histótia com a UEMS e a Educação do MS. Sejam bem-vindos, alunos e alunas a este novo capítulo em suas vidas.


Anexos: