Projeto da UEMS de Mundo Novo vence concurso nacional

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 11/09/2019

O projeto “Da pena alternativa criminal às tecnologias sociais” desenvolvido na UEMS, unidade de Mundo Novo, foi uma das iniciativas vencedoras, na categoria estadual, do 23º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizado em parceria com o Ministério da Economia (ME).

A Avaliação Final ocorreu nesta terça-feira (10), momento em que cada equipe finalista fez apresentação oral de sua iniciativa ao Comitê Julgador, em evento presencial, na Enap, em Brasília.

O projeto desenvolvido pela UEMS de Mundo Novo é uma parceria com o Poder Judiciário, na qual réus prestam serviços comunitários na Unidade, como forma de pena alternativa criminal.

Este projeto, sem onerar o Estado, conseguiu melhorar a manutenção dos espaços através de mão de obra dos serviços dos reeducandos e oportunizar a comunidade carcerária a execução de reprimendas alternativas na UEMS e como resultado qualitativo é à inclusão social, reinserção e ressocialização dos réus.

“É uma alegria muito grande representar a nossa Universidade num prêmio a nível nacional, mais ainda saber que esse projeto representa também o Estado de Mato Grosso do Sul. Nós só temos a agradecer a toda equipe da UEMS e do Poder Judiciário que são parceiros e tem desenvolvido esse projeto, em especial a equipe da Unidade de Mundo Novo””, agradece o Gerente da UEMS/Mundo Novo, Prof. Dr. Leandro Marciano Marra.

O reitor, Fábio Edir dos Santos Costa, destaca que esta vitória é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe de Mundo Novo. “É um exemplo de gestão pública! Isto demonstra para as pessoas que a gente pode fazer cada vez mais, cada vez melhor e não, necessariamente, vamos precisar de mais recurso, o que a gente precisa são de boas ideias, de boa vontade, de compromisso dos nossos gestores públicos”, parabeniza o reitor.

O vice-reitor, Laércio Alves de Carvalho, parabeniza toda a equipe que pensou e executou o projeto. “Esta premiação mostra que a UEMS tem desenvolvido não só ações de ensino, pesquisa e extensão, mas de gestão administrativa pública que enaltece o ser humano e que modificam a realidade das pessoas, fazendo com que essas pessoas enxerguem a Universidade como uma oportunidade para melhoria de vida. Parabenizamos toda a equipe que vem realizando ações diferenciadas no âmbito local e que mais uma vez essa ação foi reconhecida por uma importante instituição para o nosso país”, destacou Laércio de Carvalho.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornam mais eficientes as respostas do Estado diante às demandas da sociedade.

A cerimônia de premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, a ser realizada de 04 a 07 de novembro de 2019, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) em Brasília - DF.

Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública

O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia (ME).  As categorias do concurso são: 1- Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital; 2- Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal; 3- Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal.