Projeto de cinema de alunos da UEMS/CG exibe filmes inéditos em MS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 11/05/2018

Entre os dias 14, 15 e 16 de maio, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande, abre as portas para toda população, com o projeto Cine Fórum – Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: um toque na ferida. A ação é organizada por acadêmicos do segundo ano de Letras da Universidade.

Os filmes apresentados trazem o debate para questões como sexualidade, juventude, religião, repressão, resistências, entre outras. “Acreditamos que esses temas sejam relevantes para um debate universitário, mas também com a abertura para todos que tenham interesse em participar”, explica o acadêmico Renan Dalago, organizador do evento, junto as acadêmicas Agatha Martins Ávila e Francini Costa.

Após a exibição dos filmes, será realizado uma mesa redonda, com debate sobre os temas abordados. “Os filmes que serão exibidos são inéditos, não há estes filmes em plataformas on demand ou disponíveis para download na web. Os filmes foram disponibilizados para nós pelos próprios diretores e roteiristas, para esta exibição única, pública e gratuita”, afirma Renan Dalago.

No primeiro dia (14/05) será apresentado o filme A moça que dançou com o Diabo, um filme de João Paulo Miranda Maria e mais dois curtas metragens. Neste dia participarão do debate os professores do curso de Artes Cênicas da UEMS/CG, Keyla Santiago de Oliveira e Francisco Espíndola Gonzales, a psicóloga Janis Naglis Faker e João Fernando dos Santos Vilela.

No segundo dia (15/05) será apresentado Embargo de Antônio Ferreira, baseado em uma obra de José Saramago, com a participação no debate, dos professores do curso de Letras da UEMS/CG, Luciene Soares da Costa e Volmir Cardoso Pereira. E o último dia (16/05) será apresentado o documentário Meu Corpo Político, de Alice Riff. Neste dia o debate contará com os professores da UEMS, Maria de Lourdes Silva, Márcio de Souza Maciel e as artistas e youtubers Patrícia Souza e Pamella Yule.

Mais informações sobre o Cine Fórum na página do Facebook do evento (Clique Aqui).