Projeto do Enepex de campo Grande trabalha letramentos sociais e conceitos de gênero

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 10/09/2019

Acadêmica de Medicina, Ana Gabriela Julio de Camargo

A aluna de graduação em Medicina e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), Ana Gabriela Julio de Camargo, com orientação dos Professores Érika Kaneta Ferri e Ruberval Franco Maciel, apresentou seu estudo sobre "Letramentos Sociais debatendo suas influências dentro dos conceitos de gênero", no Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão (ENEPEX), realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Campo Grande.

A indagação  da pesquisa é baseada na construção social dos conceitos de gênero, ou seja, do masculino e feminino, da diferença dos papéis dos homens e mulheres dentro da sociedade e como isso vai acabar refletindo na saúde pública. "Pacificamente nós fomos até a Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, para aplicar anti-letramento dentro de conceitos transversais que não são abordados dentro de nossas escolas hoje em dia. O meu exemplo é dentro dos conceitos de gêneros a cerca da construção social que existe dentro do masculino e feminino, da diferença dos papéis do homem e da mulher dentro da sociedade, por fim como que isso vai acabar refletindo dentro da saúde pública, ou seja, como que isso vai acabar refletindo na saúde psiquiátrica de ambos os sexos, no feminicídio em si como um ato criminoso, e como que isso vai acabar como reflexo para nós como médicos”, explica Ana Gabriela.

A acadêmica ainda ressalta a importância da formação e da informação em relação ao tema. “Isso (o tema) precisa ser debatido hoje em dia com os jovens nas escolas, para que os mesmos consigam se informar e saber o quão prejudicial ou o quão benéfica é essa construção social para eles", esclarecer Ana Gabriela.

O próximo encontro do Enepex será em Aquidauana, reunindo projetos de Aquidauana e Jardim, nesta sexta-feira (13).

Colaboração de Diego Marcos, estagiário