UEMS desenvolve projeto estratégico em parceria com a Prefeitura de Jaraguari

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 01/12/2020

Equipe do Projeto Estratégico da UEMS em Jaraguari

No último fim de semana, o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) esteve na comunidade Quilombola Furnas de Dionísio, em Campo Grande. Junto a professores e pesquisadores, Laércio Alves de Carvalho participou da aula Inaugural do Curso de Capacitação para Monitoramento de Turismo, que será oferecido pela Universidade aos residentes da comunidade.

O curso faz parte do projeto estratégico de desenvolvimento social e econômico das microrregiões de Campo Grande. Serão cem horas de cursos com o objetivo de capacitar moradores da comunidade de Furnas do Dionísio, Jaraguari e de outras localidades, pertencentes ao Município de Jaraguari-MS, para a condução, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos na comunidade. “Professores de diversos cursos da Universidade, como Turismo, Direito, Artes, Biologia, Geografia e Medicina irão oferecer conhecimentos sobre os processos de planejamento, organização e condução de grupos em atividades de turismo comunitário e ainda para que a própria comunidade possa fomentar o turismo local, preparando para oferecer serviços de receptivo de qualidade aos turistas”, explica o professor Waldir Leonel, um dos professores que participarão do curso.

O projeto estratégico voltado para microrregiões de Campo Grande envolve áreas de agrárias, educação, planejamento e Turismo. “Esse curso, criado pela coordenação do curso de Turismo da UEMS de Campo Grande, será um projeto de extensão com uma formação específica profissionalizante para monitor de turismo voltada para essa comunidade. O objetivo é desenvolver a receptividade respeitando as características culturais da comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio e Jaraguari.  “É uma grande satisfação ter a Universidade dentro dessa comunidade, uma vez que um dos nossos compromissos institucionais é promover o desenvolvimento principalmente de populações pouco assistidas. A Universidade possui essa característica inclusiva e esse projeto vai abrir espaço para que moradores dessas comunidades ingressem na Universidade, em seus cursos de graduação e pós-graduação. E nós temos certeza que a gente vem reafirmando nosso compromisso institucional de ir além dos muros da Universidade”, disse o coordenador do projeto e gerente da Unidade da UEMS de Campo Grande, professor Djanires Neto.

Para a diretora de Turismo do Município de Jaraguari, Marinete dos Santos Martins, o projeto desenvolvido pela Universidade é de grande valia para toda a comunidade. “Minha eterna gratidão pelo desenvolvimento do Turismo no município de Jaraguari e na comunidade de Furnas do Dionísio onde temos o maior potencial turístico do município”, afirmou Marinete.

“Iniciamos o Projeto, que terá várias ações em Jaraguari, e a UEMS agradece ao prefeito e toda a equipe do município, com o apoio do Governo de MS e da bancada estadual e federal em prol do desenvolvimento das pessoas e da cidade de Jaraguari. Confirmamos nosso compromisso, conte com a UEMS sempre”, finaliza o Reitor Laércio Alves de Carvalho.

Produção: Emmanuelly Castro e Gisleine Rodrigues