PROPP/UEMS lança portal da Pós-Graduação

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 08/05/2019

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lança oficialmente o Portal da Pós-Graduação que já pode ser acessado em http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal.

O lançamento do acesso dos alunos ao Portal da Pós-Graduação é a etapa final do processo de implantação e construção do Sistema de Gestão da Pós-Graduação (SigPós), que durou dois anos.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciana Ferreira da Silva, esse trabalho só foi possível devido ao esforço conjunto da equipe da Divisão de Pós-Graduação (DPG) da PROPP, da equipe da Diretoria de Informática (DINF), Setor de Pós-Graduação da Diretoria de Registro Acadêmico (DRA) e Coordenações de Cursos e Programas.

“Na primeira etapa, em 2017, foi entregue a parte administrativa do SigPós de acesso interno a docentes, secretários acadêmicos e coordenadores. Com satisfação entregamos, nesse momento, o acesso dos alunos ao Portal da Pós-Graduação. Esse portal é integrado ao Sistema Administrativo do SigPós e permite que todas as etapas, desde a divulgação dos editais de processo seletivo, emissão dos boletos de pagamento de inscrição, efetivação de matrículas e gerenciamento das notas e demais postagens dos cursos estejam disponíveis no portal”, explicou a Pró-reitora.

Os boletos poderão ser gerenciados diretamente pelo Coordenador de Curso, que fará o controle dos prazos dos editais e demais ações que anteriormente eram efetuadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de MS (FAPEMS).  Já o candidato terá o portal como único acesso para efetuar inscrição, geração de boleto e posteriormente, se aprovado, efetivação da matrícula. O sistema bancário já está integrado ao portal e o processo de uso de recursos continua sendo intermediado pelo Setor Financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.