UEMS publica Editais de seleção para PIBID e Residência Pedagógica

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 28/07/2020

A Pró-Reitoria de Ensino (PROE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou os Edital de Seleção de aluno(a)s interessado(a)s na nas vagas de bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa de Residência Pagagógica.

Clique AQUI e acesse o Edital do PIBID.

Clique AQUI e acesse o Edital do Programa de Residência Pedagógica.

As incrições para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica vão até o dia 12 de agosto de 2020.

O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar a(o)s aluno(a)s dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas ao(a)s licenciando(a)s.

O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo conduzir o licenciando a exercitar, de forma ativa, a relação entre teoria e prática profissional docente, além de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores.

A UEMS participa destes programas desde 2009 e nestes editais teve um excelente desempenho, sendo classificada em 1º lugar no Estado e em 12º lugar no Brasil em número de bolsas concedidas, dentre um total de 250 instituições de Ensino Superior que foram contempladas em todo o Brasil.