Quadrinhos em sala de aula é tema de trabalho do ENEPEX UEMS Campo Grande

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 10/09/2019

Apresentação do Projeto Uso e Aplicação das HQs (quadrinhos)

As alunas de graduação em Letras Licenciatura Português e Espanhol e Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Suellen Teresa da Silva e Maria Renata Tavares, com orientação da Professora Susylene Dias de Araújo (coordenadora do PIBID em Letras), apresentaram no Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão (ENEPEX), realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Campo Grande, o trabalho sobre histórias em quadrinhos (HQs). O projeto com o nome "Uso e Aplicação das HQs (quadrinhos)", faz parte do PIBID letras em ação, e tem seus conteúdos dirigidos aos alunos das turmas de 1° ano da Escola Estadual Hércules Maymone, onde foram expostas aulas expositivas, atividades, leituras e interação no assunto. O encerramento da proposta tem como ação a confecção dos quadrinhos pelos alunos em forma de fanzines e mangás.

Segundo as acadêmicas, o trabalho visa mostrar como os HQs são uma ótima forma de comunicação, que envolve desde análise e interpretação de textos, passando pelo desenvolvimento criativo e podendo chegar até nas ferramentas mais avançadas dos recursos tecnológicos. “Nós estamos trabalhando com aulas expositivas, atividades, leituras e para o encerramento do projeto, os alunos confeccionaram fanzines e mangás. Faltam definir alguns detalhes, mas esperamos que corra tudo bem. O projeto será finalizado em novembro de 2019", ressalta Maria Renata Tavares.

"O trabalhos visa mostrar como os quadrinhos, mais especificamente como mangás e fanzines, colaboram para abrir leques de leituras. Nele realizamos aulas para a explicação do trabalho aos alunos e mostramos o que seria esses HQs de maneira mais lúdica abrindo leque para incentivar a leitura  como eles e como servem para refletir sobre diversos assuntos. Pensamos ainda em fazer  para conclusão do trabalho uma exposição na UEMS com o professor Nataniel dos Santos Gomes, que é  líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e especialista no assunto para melhor compreensão", salienta  Suellen Teresa da Silva.

O próximo encontro do Enepex será em Aquidauana, reunindo projetos de Aquidauana e Jardim, nesta sexta-feira (13).

Colaboração de Diego Marcos, estagiário