Reitor da UEMS é destaque em ranking internacional de pesquisadores

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 08/10/2021

Laércio de Carvalho -Reitor da UEMS

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, foi o único pesquisador com cargo de gestão universitária, como reitor, que foi destacado em Mato Grosso do Sul no ranking mundial da AD Scientific Index 2021.

AD Scientific Index é um ranking em que se utiliza como parâmetro o fator h dos últimos 5 anos, com base no Google Scholar. Participaram do ranking 2021: 708.552 cientistas, de 13.536 instituições de ensino superior em 206 países. A UEMS ficou na posição 197º, numa lista com 453 Universidades da América Latina, em que foram destacados quatro docentes da Instituição.

Confira a lista dos pesquisadores da UEMS que estão no ranking: https://www.adscientificindex.com/?university=Universidade+Estadual+de+Mato+Grosso+do+Sul

O cargo de reitor da Universidade exige do servidor o cumprimento de uma agenda própria, responsável por articulações políticas e pela gestão da Universidade que está presente em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, com 15 Unidades físicas e 13 pólos de Educação a Distância. Além disso, a gestão universitária está empenhada no projeto de expansão da UEMS, com a busca por investimentos e realização de vestibular.

Dentre os 32 pesquisadores da UEMS citados no levantamento, Laércio de Carvalho ficou em 20ª posição. Em meio as múltiplas demandas da função de reitor, o docente não deixou de realizar projetos acadêmicos, ele é o coordenador, por exemplo, do projeto de pesquisa intitulado "Boas práticas para aplicação de vinhaça em canaviais em função de condições químicas, físicas e biológicas do Solo", que integra o Acordo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) com a Agro Energia Santa Luzia S/A no valor de R$ 1,6 milhão relativo a Termo de Compromisso de Conduta para que a usina se adeque a procedimentos de destinação da vinhaça descartada dentro dos ciclos de produção de álcool e etanol. A pesquisa desenvolvida pelo grupo coordenado por Laércio de Carvalho busca soluções sustentáveis para aplicação de vinhaça em áreas de cana-de-açúcar em MS.

Laércio de Carvalho ressalta que representar a UEMS, estar entre os pesquisadores mais citados do mundo e sendo o único de reitor de Mato Grosso do Sul entre as universidades citadas nesse ranking é motivo de muito orgulho e muita alegria. Isto demonstra que esse é um trabalho coletivo construído por toda a comunidade acadêmica, com apoio do Governo do Estado nas ações de ciência, tecnologia e inovação na Instituição e fruto de muito empenho e dedicação.

“Nós acreditamos na ciência e a partir dela desenvolvemos os nossos resultados para melhorar a qualidade de vida do sul-mato-grossense! Vale destacar que estar nesse ranking representa também a alegria de contribuir, junto a todos os colegas que foram citados no ranking e os que não foram que a UEMS, para o desenvolvimento do Estado, contribuir para diversas áreas do conhecimento para que o MS continue sendo um Estado de vocações, um Estado de desenvolvimento econômico e humano e de melhoria para a nossa população. Parabenizo a todos os pesquisadores da nossa instituição e das demais instituições que estão nessa lista, que acreditam na ciência, e mesmo com as dificuldades apresentadas em meio a pandemia, nós continuamos trabalhando com o propósito de elevar cada vez mais o nível da nossa Universidade e o nível de produtividade e qualificação do Estado de MS. Além disso, isso vai refletir muito nas melhorias do ensino, porque nós teremos profissionais cada vez mais qualificados para exercer sua profissão no futuro”, enfatiza o reitor da UEMS.

Saiba mais sobre o ranking: http://www.uems.br/noticias/detalhes/com-investimentos-na-pos-graduacao-pesquisadores-da-uems-sao-citados-em-ranking-internacional-105258