Reitoria se reúne com proponente da Frente Parlamentar em Defesa da UEMS

Por: Rubens Urue | Postado em: 18/12/2019

A Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) se reuniu na manhã desta terça-feira (17) com membros da Frente Parlamentar em Defesa da UEMS na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL/MS), em Campo Grande.

Estiveram presentes na reunião o Reitor da Universidade, Laércio Alves de Carvalho; juntamente com a Vice-Reitora, Celi Corrêa Neres; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Robsom Marques de Amorim; o gerente da UEMS/Campo Grande, Djanires Lageano Neto de Jesus; e o Assessor Jurídico da UEMS, Vander Aguiar.

Participaram da reunião o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Neno Razuk (PTB) e o assessor dele, Guilherme Filho. De autoria do deputado, a Frente Parlamentar foi proposta como iniciativa suprapartidária com o objetivo de fortalecer a Universidade.

Para o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, a criação da Frente Parlamentar trará resultados efetivos para atender demandas emergentes na área do ensino pesquisa e extensão. "Esta iniciativa consolida um trabalho conjunto com vistas ao fortalecimento da UEMS", informa Laércio.Laércio explica que os pontos a serem trabalhados se embasam nos eixos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Dentre as principais demandas repassadas ao Deputado, nesta primeira reunião, podemos citar ampliação orçamentária, valorização do servidor, ampliação de ações da UEMS em Ensino, Pesquisa e Extensão e Permanência Estudantil.

Para a vice-reitora da UEMS, Celi Corrêa Neres, a iniciativa do deputado Neno Razuk soma esforços para fortalecer a instituição. "Essa frente representa o reconhecimento do legislativo estadual em relação à importância da UEMS e contribuirá para um desenvolvimento mais efetivo de projetos da universidade junto à comunidade", destacou Celi.

Já o Pró-reitor, Robsom Marques de Amorim, destaca que a iniciativa dos deputados pode contribuir muito para que a Universidade possa ter no futuro garantias quanto ao âmbito financeiro “por meio de alguma ação que essa Frente Parlamentar tenha e possa desenvolver, como por exemplo a fixação de um percentual da receita corrente líquida do Estado, ou através de estabelecer percentuais mínimos de crescimento para o orçamento e execução financeira da UEMS”, destaca.

Para o deputado Neno Razuk, a Frente Parlamentar em defesa da UEMS consolida o compromisso de luta do Legislativo Estadual pelo futuro da Universidade garantindo recursos para investimento em várias frentes. "É importante lembrarmos que a Universidade Estadual nasceu na Assembleia e, por meio desse projeto, os deputados estaduais reafirmam um compromisso conjunto em prol da Universidade", ressalta.

Sobre a Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa da UEMS foi proposta pelo deputado Neno Razuk e publicada no Diário Oficial do Legislativo na terça-feira, dia 10 de dezembro de 2019, por meio do Ato 63/2019.

Compõem a Frente os deputados Pedro Kemp (PT), Capitão Contar (PSL), Evander Vendramini (PP), Antônio Vaz (Republicanos), Professor Rinaldo (PSDB), Coronel David (PSL), Herculano Borges (Solidariedade), Gerson Claro (PP), Cabo Almi (PT), Marcio Fernandes (MDB) e Lidio Lopes (PATRI).