Sejusp, UEMS e Fundect firmam parceria para oferecer pós-graduação

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 19/11/2020

Esta semana a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) assinou um convênio de Cooperação Técnica Financeira em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, juntamente com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), para oferecer o curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão em Segurança Pública com ênfase em ações de prevenção e combate a incêndios aos futuros oficiais bombeiros.

Com a parceria, os 24 alunos do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiros Militar do estado, além da formação militar superior, sairão com curso de especialização em Gestão em Segurança Pública com ênfase em ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil.

Para a vice-reitora da UEMS, professora doutora Celi Corrêa Neres, a parceria será revertida em bons serviços à população. “É um convênio importante para a qualificação dos servidores públicos e consequentemente isso reverte em bons serviços prestados à sociedade como um todo”, afirma.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson do Amaral, o objetivo entregar melhores serviços à população. “A gente entende que capacitando melhor o nosso público interno, propiciamos a esses servidores condições de entregarem serviços de melhor qualidade para a população e esse é o nosso objetivo”, garante

Conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública, o convênio assinado hoje tem duração de 3 anos e pode ser prorrogado por igual período. O investimento total na capacitação dos oficiais militares dos Bombeiros é de R$ 110,2 mil. “Queremos promover transformações e inovações na segurança pública, levando ao destinatário final dos nossos serviços, que é o cidadão, atendimento célere e seguro e parcerias como esta que firmamos com a UEMS são fundamentais para isso”, diz Videira.

Conversamos com o Prof. Dr. Wander Matos de Aguiar, Presidente da Comissão para elaboração de proposta do Projeto Pedagógico e Regulamento do Curso de Pós-graduação, que nos explicou a trajetória desta parceria que vem se consolidando um sucesso.

"Desde 2016, a UEMS vem desenvolvendo parcerias com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública voltadas à capacitação dos agentes de segurança pública de nosso Estado. As três pós-graduações ofertadas anteriormente promoveram a capacitação de 122 oficias superiores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de MS, razão pela qual esta nova oferta, agora voltada à capacitação dos ingressantes aos quadros de oficiais do CBMMS. Muito nos honra e demonstra o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nas ofertas anteriores."

A Fundect atuará juntamente com a UEMS na operacionalização do convênio de Cooperação, não somente no pagamento de bolsas, mas também no acompanhamento dos resultados. “ A participação da Fundect em um projeto como esse na verdade dá a continuidade de uma primeira experiência exitosa no trabalho com a Corporação dos Bombeiros e também da Segurança Pública. Esse convênio vem a coroar um novo momento, ainda mais avançado de contribuir para a formação desses futuros coronéis que trabalharão num modelo de pensamento científico da pesquisa e da integração com as demandas da sociedade, trazendo assim um conhecimento aplicado que é necessário para que você encontre soluções nas questões de incêndio, de mitigação de danos e para segurança de todos de Mato grosso do Sul ”, finaliza Márcio de Araújo Pereira diretor-presidente da Fundect. (Texto com informações da Assessoria de Comunicação da Sejusp)