Servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas devem fazer Censo Previdenciário  

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 09/01/2023

Nesta segunda-feira (09), iniciou o Censo Previdenciário no Estado de Mato Grosso do Sul, obrigatório para todos os servidores efetivos ativos, aposentados e também pensionistas. O período para o recenseamento e envio de documentos está previsto para até 28/04/2023. 

Neste censo, o procedimento será prioritariamente online, podendo ser baixado o aplicativo “Meu RPPS” disponível no endereço: http://www.censo.ms.gov.br/. Também está disponível para download na Play Store (para usuários Android) e App Store (para usuários IOS). Se o servidor possuir computador (desktop ou notebook) com câmera poderá fazer o censo diretamente no endereço: http://www.censo.ms.gov.br/.

Os documentos solicitados podem ser escaneados e enviados em formato PDF ou JPEG. Acesse a lista de documentos solicitados em: https://www.censo.ms.gov.br/documentos/ 

Para pessoas que tenham dificuldade em utilizar a tecnologia disponível, haverá polos de atendimento presencial, com agendamento.

O agendamento presencial poderá ser programado pelo endereço eletrônico: http://www.censo.ms.gov.br/, com início dos atendimentos em 09/01/2023 para os polos de Campo Grande e Três Lagoas e 16/01/2023 para os demais polos.

Alertamos a todos(as) que a não participação ou o envio incompleto de informações/documentos acarretará na suspensão do pagamento de salário/benefício do servidor ou pensionista inadimplente.

Ao encaminhar os documentos e preencher as informações necessárias o servidor receberá um número de protocolo provisório. A documentação será analisada e após a confirmação dos dados o servidor receberá um protocolo definitivo. Somente após o recebimento do protocolo definitivo o servidor estará quites com o censo. Caso não receba o protocolo definitivo o servidor ainda poderá sofrer as penalidades impostas.

Informações: Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UEMS