‘Setembro Amarelo’: UEMS participa de campanha de prevenção ao suicídio

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 10/09/2018

Nesta segunda-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) inicia as atividades da campanha “Setembro Amarelo”.

A iluminação amarela na fachada do prédio da UEMS, na Unidade de Dourados, além de outras Unidades, como Mundo Novo, a entrega de laços amarelos aos servidores, e a mudança do topo do site institucional para a cor amarela marcam o início das atividades da campanha.

As ações são promovidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (Prodhs) e pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social (ACS), com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de se discutir a prevenção ao suicídio, sem preconceitos.

Neste ano, a UEMS, em parceria com a Unigran, também participa da campanha “Em prol da Vida”. No dia 29 de setembro, acadêmicos, servidores e professores das duas Instituições farão uma mobilização para a conscientização da população de Dourados sobre o tema. A ação será na Praça Antônio João, das 9h às 12h.  

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir, em 10%, a mortalidade por suicídio até 2020 no Brasil.

Segundo o órgão, 11 mil pessoas, em média, tiram a própria vida todos os anos. O suicídio é a terceira maior causa de mortalidade entre homens de 15 a 29 anos, e a oitava maior entre mulheres da mesma faixa etária.

Unidade da UEMS de Mundo Novo

Ainda segundo levantamento do órgão, os indígenas apresentam os maiores índices de mortalidade por suicídios.  

Apoio

O serviço de ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio e dá atenção a pessoas que sofrem de ansiedade e depressão, já é gratuito em todo o país. Para conseguir falar com algum voluntário, basta discar o número 188 pelo telefone. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.


Anexos: