Sicredi e UEMS inauguram 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 02/12/2019

Laboratório fica na UEMS de Aquidauana

A cooperativa Sicredi Pantanal MS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) inauguram, nesta sexta-feira (06), o Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, localizado nas dependências da UEMS em Aquidauana, às 14h.

Em outubro de 2018, a Universidade procurou a cooperativa Sicredi Pantanal MS e apresentou o projeto para a construção do 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, que por meio de coleta, caracterização e estudo dessa biodiversidade, criaria um banco de germoplasma – local para manter e conservar sementes e outros materiais de multiplicação de espécies vegetais fora do seu habitat natural.

Consciente de sua responsabilidade com o Planeta, o Sicredi aceitou o desafio e contribuiu com o valor necessário para a adequação do prédio que abrigaria o laboratório. “Nós não acreditamos que as empresas estejam aqui só para explorar o mercado, mas para fazer acontecer o futuro. Encontramos na UEMS uma grande parceria para que a gente preserve a flora pantaneira, nosso maior patrimônio natural, uma das maiores heranças que podemos deixar para as futuras gerações”, declarou Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressaltou que o convênio com o Sicredi mostra o interesse das empresas em trabalhar com as universidades.  “É um convênio importante para a Universidade, porque afirma o interesse da sociedade em trabalhar em parceria com a universidade pública. Com esse novo laboratório a UEMS poderá atuar mais na linha da biotecnologia, principalmente na conservação da flora do Pantanal”.

A assinatura do convênio ocorreu em outubro de 2018

O sonho se tornou realidade e o Laboratório será inaugurado no próximo dia 06 de dezembro, pouco mais de um ano após o início do projeto. “Ainda estamos nos equipando, mas já conseguimos realizar pesquisas. Com os recursos para essa área ficando cada vez mais restritos, a parceria com o Sicredi foi fundamental para tornar tudo isso viável”, comemorou a coordenadora Deisy Lúcia Alexandrino Santos.

Ela lembra que essas plantas, além do valor social, representam um grande valor econômico para a humanidade. “Estas plantas podem constituir a base alimentar, serem fontes de princípios ativos para fármacos, alicerce das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, extrativistas e florestais e a base para a estratégia industrial, principalmente de biotecnologia. É extremamente necessário que nós conservemos a diversidade biológica para benefício das gerações presentes e futuras”, explicou.

A cerimônia de inauguração do Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira será dia 06 de Dezembro no próprio laboratório, localizado nas dependências da UEMS em Aquidauana - MS, na Rodovia Graziela Maciel Barroso (MS 450), km 12,  às 14 horas.