UEMS abre inscrições de edital suplementar do PIBEXIN

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 20/01/2023

Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), informam que ainda estão abertas as inscrições para o Edital Suplementar do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Internacional (PIBEXin) e auxílio mobilidade internacional. O edital foi divulgado na segunda-feira, 28 de novembro, no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, confira a partir da página 70. Acesse aqui.

As inscrições das propostas já podem ser feitas diretamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj); o prazo final é até às 22h59 (Horário de Mato Grosso do Sul) do dia 03 de março de 2023.

Os projetos inscritos devem, preferencialmente, favorecer a interação e consolidação de parcerias com instituições de ensino latino-americanas, e pode prever até 90 (noventa) dias de atividade em mobilidade internacional.

A seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Internacional (PIBEXin/UEMS) irá conceder 2 bolsas a alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UEMS. A duração da bolsa é de 12 meses, no período de maio de 2023 a abril de 2024, no valor de R$ 450 mensal, sem possibilidade de prorrogação.

Serão concedidas 02 Auxílios Mobilidade Internacional, o aluno com projeto aprovado no presente edital de PIBEXin terá direito a 01 (um) Auxílio Mobilidade, que será pago em uma única parcela, no valor de R$15.000 (quinze mil reais) cada um. O Auxílio Mobilidade será depositado mediante solicitação do bolsista, com anuência do orientador, com antecedência de no mínimo 60 (sessenta) dias da data prevista para iniciar a mobilidade internacional.

O objetivo do PIBEXin é propiciar suporte financeiro para alunos da UEMS, que desenvolvam ações, projetos e atividades voltados ao atendimento de necessidades sociais e/ou culturais, à produção e transferência de conhecimento transdisciplinar e interprofissional, e queiram aprimorar sua formação e relações com a sociedade internacional. E dessa forma contribuir para a internacionalização da UEMS e fortalecer os Acordos de Cooperação firmados com IES estrangeiras, especialmente na América Latina.

Link edital: Edital Suplementar - PIBEXIN 2022 (uems.br)