UEMS ACOLHE faz doação de 200 máscaras de proteção para migrantes

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 22/05/2020

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou mais uma ação de solidariedade esta semana, por meio do Programa UEMS ACOLHE na capital. Na terça-feira (19), a equipe do programa entregou máscaras de proteção para as comunidades haitianas e venezuelanas, que são atendidas nas aulas de português para estrangeiros.

O Programa recebeu a doação de 200 máscaras em uma parceria envolvendo a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e a Loja Maçônica Inconfidência 67. As máscaras de proteção foram distribuídas para a Associação Haitiano-Brasileiro, atendida com 100 unidades, e para a comunidade venezuelana residente em Campo Grande, recebeu 100 máscaras também.

Para o coordenador do Programa, Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva, o momento atual apresenta novas possibilidades de agir e novas experiências em relação ao outro, frente a novas configurações sociais, econômicas e até mesmo emocionais.

“ Nesta perspectiva, o Programa UEMS ACOLHE, Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes e Refugiados da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, tem procurado auxiliar a comunidade migrante e refugiada com ações para além de sala de aula, buscando alternativas como, por exemplo, o oferecimento de aulas remotas de língua portuguesa, desde o início do distanciamento social. Buscamos promover ações que oportunizam transformações nas agendas públicas educacionais, de trabalho e sociais, procurando atender as demandas de uma população com vulnerabilidade social urgente”, afirma o professor.

O Programa UEMS ACOLHE participa em várias instâncias de discussão estadual sobre migração e deslocamento humano, buscando desenvolver ações que promovam efetivamente o acolhimento social, respondendo as expectativas e necessidades daqueles que chegam e precisam ser acolhidos, em diversos e diferentes aspectos humanitários.

Saiba mais sobre o Programa UEMS ACOLHE AQUI.