UEMS ACOLHE teve capacitação para voluntários nesse domingo em Dourados

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 09/09/2019

O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes e Refugiados - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), está sendo ampliado e em breve disponibilizará aulas em Dourados. O domingo, dia 8 de setembro, foi de capacitação na Casa da Cultura UEMS. 15 pessoas participaram da formação que foi ministrada pelo coordenador geral do Programa, Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva.

“ O maior objetivo desse encontro de formação de equipe é agregarmos os valores do UEMS ACOLHE aos projetos que já vem sendo desenvolvidos em Dourados. Nós temos pelo menos quatro iniciativas incríveis, já sendo desenvolvidas aqui, sendo conduzidas por entidades diferentes, que não sabiam uma do trabalho da outra. Só por isso a capacitação já valeu a pena. Existem também iniciativas em Nova Andradina com projetos e programas de extensão. Com isso vamos conseguir expandir não só essas ações, mas fortalecer de modo único aquelas que já são desenvolvidas na cidade em Dourados e região”, explica o Professor João Fábio.

Capacitação UEMS ACOLHE neste domingo. (Foto: ACS)

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UEMS, Márcia Alvarenga, lembra que a intenção do Programa que começou em Campo Grande é expandir o atendimento para Dourados e outros municípios que tenham a demanda de aulas de 'Português para Estrangeiros’. “Queremos chegar não só onde temos unidades da UEMS, mas também onde não temos. O objetivo é poder capacitar a comunidade, para a comunidade fazer esse acolhimento”, explica.

Neste primeiro momento de preparação para o início das atividades do Programa UEMS ACOLHE em Dourados, o objetivo é formar uma equipe de colaboradores que irá atuar voluntariamente em sala de aula e também no apoio as aulas.

A professora Mônica Aparecida Matos atua na Unidade de Nova Andradina, lá ela e outros profissionais desenvolvem ações de acolhimento a migrantes desde 2015. Para ela conhecer os outros projetos que seguem na mesma linha fará diferença no atendimento dessa comunidade. “ Isso é muito importante, pois percebemos as dificuldades de um e de outro, e também o que eles têm comum, para que assim possamos unir essas forças aqui no Estado. Com a capacitação do UEMS ACOLHE, pude ver que cada projeto, cada um atua numa iniciativa diferente, mas com a língua portuguesa como elo para essas iniciativas funcionarem”, destaca.

As inscrições para as aulas de ‘Português para Estrangeiros’ devem abrir em breve. Caso você queira se candidatar a ser voluntário do Programa ou conheça algum projeto dentro dessa área entre em contato pelo telefone (067) 9.9984-6419.

UEMS ACOLHE

O Programa UEMS ACOLHE é o resultado de uma série de ações de extensão que visam um atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante e refugiada, sempre pautada no acolhimento a partir da língua portuguesa. O Projeto de Extensão começou em 2017 na Unidade Universitária de Campo Grande e conta hoje com mais de 100 alunos estrangeiros nas aulas de português e nas atividades complementares na capital.