UEMS apoia concurso ‘Desenhando os caminhos dos tributos’

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 26/10/2021

A Secretaria de estado de Fazenda – SEFAZ/MS e Secretaria de estado de Educação – SED/MS, por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF, lançaram o concurso de desenho “Desenhando os caminhos dos tributos” – Uma nova história para a Educação Fiscal. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) apoia a iniciativa e contou com a participação dos professores Nataniel Gomes e Daniel Abrão na produção de um vídeo explicativo sobre o concurso:

O concurso é parte das ações do novo modelo de Educação Fiscal – MS que, financiado pelo Profisco II (linha de crédito concedida pelo BID aos estados e ao Distrito Federal), irá desenvolver material didático para levar conhecimento do fisco a toda população de maneira fácil e acessível.

A Educação Fiscal se apresenta como um desafio para a sociedade Sul-Mato-Grossense por propor a inserção de conhecimentos que implicam em mudanças de comportamento e induzem o cidadão a se envolver com o desenvolvimento econômico e social do MS. Partindo deste princípio, uma nova história será contada por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, 1º ao 3º ano do Ensino Médio, estudantes das modalidades Educação de Jovens e Adultos – EJA, avanço do Jovem na Aprendizagem – AJA e Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul e seus respectivos professores orientadores.

Os desenhos devem ter a temática cidadania consciente, função social dos tributos e combate a sonegação fiscal, onde os personagens darão vida, posteriormente, aos materiais publicitários e pedagógicos da Educação Fiscal. São mais de 130 mil reais em prêmios doados pela Receita Federal do Brasil, dos quais premiarão do 1° ao 5º lugar e também os professores responsáveis. Dentre eles: iPhone, apple watch, macbook, videogames, tabletes, etc.

Os alunos interessados poderão fazer sua inscrição e envio dos desenhos no site www.educacaofiscal.ms.gov.br do dia 04 a 31/10. O período de avaliação será do dia 04 a 16 de novembro e o resultado final sairá no dia 24/11.