UEMS CG ofertará cursos de Teatro e Dança no Sisu 2020

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 06/11/2019

No ano de 2020, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, oferecerá 25 vagas para o curso de Licenciatura em Dança e 25 vagas para curso de Licenciatura em Teatro. O antigo curso de Artes Cênicas subdividiu-se nas duas linguagens e essa divisão foi necessária para atender os pré-requisitos estabelecidos pelo MEC, visando contemplar uma formação humanista e coerentemente profissional ao egresso desses cursos.

O curso de Dança e o curso de Teatro da UEMS terão suas especificidades que contemplarão as exigências das normas da educação brasileira e apresentarão atrativos que definem melhor o campo de atuação e formação de professores e artistas e de todos os profissionais ligados ao campo das atividades culturais, através de disciplinas específicas de cada uma das formações. Segundo a coordenadora do curso de Artes Cênicas, Gabriela Di Donato Salvador Santinho, a criação dos dois cursos reafirma a “UEMS no circuito artístico-cultural brasileiro no que se refere à formação na área de Arte e sendo pioneira na criação do primeiro curso de Dança do estado”.

Os interessados nessas formações poderão optar por cursar Licenciatura em Teatro ou em Dança e cursarão disciplinas que contemplam as particularidades dessas duas linguagens, como, por exemplo, no curso de Dança, em que o acadêmico encontrará as disciplinas de “Danças Brasileiras e Processos Educacionais”, “Danças Brasileiras e Processos Criativos”, “Estudos do Corpo em Movimento I e II”, “Poéticas do Corpo na Educação”, “Pedagogia do Movimento Expressivo I e II”, entre muitas outras.

Já no curso de Teatro o acadêmico terá disciplinas como “Teatro Brasileiro I e II”, “Direção Teatral”, Didática e Metodologia do Ensino do Teatro I e II”, “Teatro, Cultura, Comunidade e Educação”, “Dramaturgia” e muito mais. Portanto, os cursos de Teatro e de Dança podem garantir uma formação completa aos egressos desses.

A professora Gabriela Di Donato ainda explica que além da formação específica os cursos, os acadêmicos ainda contarão com disciplinas chamadas de “Núcleo Comum” - o que mantém a união entre os acadêmicos, professores e entre as linguagens artísticas da Dança e do Teatro (uma unidade que sempre marcou o trabalho desenvolvido nos cursos de graduação da UEMS) - que é contemplado pelas disciplinas de “História da Arte”, “História e Filosofia da Educação”, “Arte Educação”, “Arte e Tecnologia”, e por todas as disciplinas de licenciatura dos cursos que complementam a formação do Artista Docente. “Celebremos a criação dos cursos de Teatro e de Dança na UEMS, porque é por meio da arte que o ser humano reconhece e resignifica o mundo, exprime, experimenta e promove novas e significativas experiências”, afirmou Gabriela.