UEMS dá início a Semana de Ciência e Tecnologia com transmissão pelo Youtube

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 04/10/2021

Começou nesta segunda-feira (04) a Semana de Ciência e Tecnologia - Popularizando a Ciência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a programação segue até sexta-feira (08). Ao longo dos cinco dias de evento online serão 13 palestras transmitidas pelo canal oficial da UEMS no Youtube, com emissão de certificado apenas para os participantes inscritos.

Durante a abertura oficial, o Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, informou que em breve haverá o lançamento de um edital para potencializar as pesquisas da Universidade. “ Em conversa com as nossas Pró-Reitorias, PROPPI e PROEC, Governo do Estado e Fundect, vimos a necessidade de lançar um edital de pesquisa e também de extensão; e avançar com um apoio substancial a pós-graduação da UEMS e também para os nossos Centros de Pesquisa”, pontua. O Reitor ainda cumprimentou os pesquisadores da UEMS por suas colocações no AD Scientific Index 2021, ranking internacional com os cientistas mais influentes da América Latina.

Participou também da abertura oficial do evento a Pró-Reitora da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva.  “É com muita satisfação que a gente marca essa semana tão importante, num momento crucial em que a ciência tem que se fazer presente. Que possamos conseguir demonstrar a sociedade o impacto do que é produzido na Universidade”, enfatiza.

O Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, fez um convite aos alunos e pesquisadores da UEMS para que participem dos próximos editais que serão lançados no Estado. “Nós temos vários projetos em andamento para novos editais que estão em construção, são vários investimentos que vão somar em torno de 30 milhões de reais para ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul”.

O primeiro dia da Semana de Ciência e Tecnologia, está disponível no link a seguir: Semana de Ciência e Tecnologia da UEMS - Popularizando a Ciência | 04/10/2021

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/sctuems2021/Atenção: É preciso se inscrever também em cada palestra que participará para receber o certificado.

Sob organização da Divisão de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), o evento envolverá os 11 Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (05/10), às 8h, será ministrada a palestra “Bancada hidropônica de baixo custo”, pelo Prof. Dr. Cássio de Castro Seron - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-Grossense (CEDESU) da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC); às 9h30, a sexta palestra: “Ciência e Tecnologia na Agronomia” com os professores Dra. Cristiane Gonçalves de Mendonça e Dr. Marcos Antonio Camacho - Centro de Estudos em Produção Vegetal (CEPROV). E no período vespertino, 14h, o tema abordado será: “Avanços e pesquisas  na área de bovinos de corte da UEMS Aquidauana” - Profa. Dra. Fabiana  Sterza e Prof. Dr. André Luiz Julien Ferraz - Centro em Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal (CECA-CP).

No terceiro dia de evento (06/10), o professor Dr. Isael José Santana, do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED ), falará sobre "Violência doméstica e educação"; e às 14h a Palestra 9 “ Tecnologias Educacionais em Saúde”, sob a ministração do MSc. Luiz Alberto Ruiz da Silva e Prof. Dr. Rogério Dias Renovato - Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde (Cepes).

A palestra “Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: Acesso e Permanência” abre a quinta-feira (07/10), sob a ministração da Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo  - Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE); e no período da tarde, às 14h, será abordado sobre “Atividades Desenvolvidas pelo  Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI”, com a Profa. Dra. Léia Teixeira Lacerda e Profa. Dra. Kátia Cristina Nascimento Figueira – CELMI.

No último dia de evento (08/10), será apresentado sobre a “A importância dos Comitês de ética em pesquisa científica” -  Comitê de Ética com Seres Humanos – UEMS e Comissão de Ética no Uso de Animais – UEMS, sob a ministração das professoras Dra. Alessandra Aparecida Vieira Machado e Dra Tania Mara Baptista dos Santos. E para finalizar, às 09h30, ocorrerá a palestra  “Inovação Tecnológica: O desafio que você não pode Recusar!”, com o Dr. Fábio dos Santos Barros – Coordenador do Núcleo de Inovação/PROPPI/UEMS.

SNCT

A ação faz parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com entidades de todo o país. Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos.