UEMS de Amambai promove semana de eventos sobre História em outubro

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 28/09/2018

De 22 a 27 de outubro, a unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizará a XVI Semana Acadêmica de História: “Migrações e Meio Ambiente” e o III Seminário do Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória: “Ensino de História, Ciência e Tecnologias”.

A XVI Semana Acadêmica de História: “Migrações e Meio Ambiente” ocorrerá de 22 a 24 de outubro, com a palestra de abertura do professor, Dr. Paulo Henrique Martinez, da (UNESP), que falará sobre “Meio Ambiente, populações e democracia”.

Na terça-feira (23), às 19h30, ocorrerá uma mesa redonda que discutirá sobre: Gênero e Meio Ambiente - Prof. Dr. Losandro Tedeshi (UFGD); “Gênero em espaços fronteiriços: deslocamento, hibridez e pluralidade” - Profª Drª Tania Regina Zimmermann (UEMS); e “Perspectivas ecofeministas no Sul global” com mediação da professora, Viviane Scalon Fachin, da UEMS.

O tema “Direito Internacional Ambiental e os refugiados ambientais na atualidade” será debatido na quarta-feira, na palestra do professor, Dr. César Augusto Silva da Silva, da UFMS e UFGD.

Na quinta-feira (25), às 20h, inicia o III Seminário do Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória: “Ensino de História, Ciência e Tecnologias” com as palestras da Dra. Marisa Bittar, da UFSCAR, com o tema “Porque precisamos de História? Ela é central ou periférica?”, e da Profa. Dra. Maria Aparecida de Aquino, da USP, que falará sobre “Rupturas e Continuidades na Justiça Militar: o caso de Nelson Luiz Lott de Moraes Costa”.

?No penúltimo dia do Seminário ocorrerá as palestras: “O papel social do historiador no mundo contemporâneo”, que será ministrada pela professora, Dra. Nanci Leonzo, da USP; e "Guerra Guassu, El Guarani y los Textos escolares: El Intransigente diálogo entre el nacionalismo y el revisionismo historiográfico em el Paraguay”, que será proferida pelo professor, Dr. Francisco  Alcaraz Sosa, (UNA).?

E para fechar a programação, no sábado (27), às 8h30, o tema de discussão será “Conversando com a Educação Básica”, com a convidada especial, professora Zita Centenaro, da Prefeitura Municipal de Amambai, e professores da Educação Básica.

O evento também terá exposições, simpósios temáticos, apresentação de pôsteres, mostra de documentários e apresentações culturais.

Para se inscrever, acesse: https://sahistoriauems2018.wixsite.com/sahu2018/inscricoes