UEMS e escola de Mundo Novo produzem 350 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 14/02/2020

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Mundo Novo, em parceria com a Escola Adventista de Mundo Novo, por meio do Projeto Escola Sustentável da Rede de Educação Adventista no Centro-Oeste (UCOB), realizou uma atividade de plantio de 350 sementes de árvores nativas do bioma Mata Atlântica, nesta quarta-feira (12). As sementes utilizadas no plantio são das espécies de Ipês nas cores Rosa, Amarelo, Branco e Verde, assim como sementes da espécie de Jacarandá-mimoso.

A atividade ocorreu sob a orientação do Professor, Dr. Leandro Marra, da UEMS Mundo Novo, e contou com a colaboração de 20 alunos do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental da EAMN, além da presença e participação do Monitor Dalton Derek, da Coordenadora Valdelice e da Professora de Ciências Lindayane.

De acordo com o docente, Dr. Leandro Marra, visando a conscientização e a preocupação com o meio ambiente, atividades práticas visam concretizar e criar novas ações, “um novo despertar para as questões ambientais fundamentais e a divulgação desse importante projeto que também deseja atingir não somente a comunidade local, mas também causar repercussão regional”, ressaltou.

O Projeto “Escola Sustentável”, iniciativa idealizada pela Rede Adventista de Ensino do Centro-Oeste, por meio da Escola Adventista de Mundo Novo, em meados de 2019, buscou parcerias de ações com a UEMS no município e tem realizado outras ações na Escola  com seus alunos, funcionários e visitantes, entretanto, “a posterioridade poderá conhecer e desfrutar dessas ações quando as centenas de árvores puderem contribuir com a qualidade do ar, o embelezamento e  a biodiversidade florística nas praças, jardins, espaços públicos e particulares dessa cidade”, destaca o docente da UEMS.

A atividade integra também o Projeto de Extensão intitulado “Divulgando os cursos da UEMS de Mundo Novo”, coordenado pela Professora, Dra. Selene Castilho. O próximo passo é o manejo das mudas que serão formadas afim de serem distribuídas pelos próprios alunos em atividades futuras dentro da parceria UEMS – Escola Adventista de Mundo Novo.

Contribuíram também com o preparo dos substratos e enchimento dos saquinhos que vão condicionar as mudas alguns reeducandos do sistema prisional.

De acordo com a Professora Lindayane, ações que envolvem os alunos diretamente, fazendo-os perceber que eles são uma das peças importantes na questão global de conscientização e preservação ambiental, alcançam de forma mais eficaz o cotidiano e a vontade desses alunos de serem participativos e engajados na sociedade. “Adultos conscientes que visem maior equilíbrio ambiental, descarte correto dos resíduos, uso consciente de água e energia são crianças que foram ensinadas a valorizar o ambiente natural e a refletir sobre a dependência humana para com ele”, disse.

A Diretora da Escola Adventista, Professora Nara, agradece a parceria com a UEMS Mundo Novo. “Sem este parceiro não realizaríamos este Projeto da forma como está sendo conduzido”, destaca.