UEMS de Paranaíba abre Enepex 2018 com tema internacionalização

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 12/09/2018

O V Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPEX) começou nesta terça-feira (11), na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Paranaíba. O evento reuniu a comunidade acadêmica, que pôde conferir os diversos projetos de extensão realizados na cidade.

Um deles é o da acadêmica Jéssica Lima Zanardo, do 3º ano de Direito. Jessica trabalhou a temática da violência praticada contra as mulheres, com o projeto “Crimes de Violência doméstica: prevenção sob a perspectiva da justiça restaurativa”. “Estou muito feliz em estar participando pela primeira vez. Nós conseguimos proporcionar, através do projeto, informações para população local sobre crimes contra mulheres”, conta Jéssica.

A acadêmica do 2º ano de Ciências Sociais, Joelma Maria de Freitas também apresentou seu trabalho, mais voltado para área de inovação. Com o tema “Quarta revolução Industrial: indústria 4.0 e Big Data”, a aluna mostrou as diferentes fases da revolução industrial. “Estudamos as fases anteriores da revolução industrial para conseguir enxergar a quarta fase. Nosso estudo pretende analisar o papel do Brasil nessa quarta fase da Revolução Industrial”, explicou Joelma.

O evento contou com a palestra “Perspectivas de internacionalização acadêmica para além dos grandes centros: desafios, estratégias e oportunidades”, ministrada pelo professor, doutor Reinaldo dos Santos, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para Reinaldo, eventos como o Enepex incentivam os alunos a pesquisa. “Os eventos de divulgação científica são importantes para aproximar os alunos desse universo da Academia. Uma boa parte dos alunos só vem para Universidade assistir aula, desconhecem a pesquisa, a extensão e a internacionalização da Universidade. Por isso, esses eventos são importantes para incentivar e despertar o prazer pela pesquisa”, comentou o professor Reinaldo dos Santos.

ENEPEX

O V ENEPEX é a junção do 12º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) da UFGD e do 9º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (EPEX) da UEMS. Nesta edição, a organização do evento é de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), que adotou o tema “A Internacionalização da Universidade e o Fortalecimento do Ensino” visando debater as múltiplas possibilidades que a universidade oferece.

Desde o ano passado, o evento passou a ser regionalizado, o que agrada a comunidade acadêmica. “A regionalização foi muito importante, pois antes, os alunos tinham que se descolar para Dourados para apresentarem seus trabalhos. Aqui, na Unidade deles, esses trabalhas têm mais visibilidade, os colegas podem prestigiar, e para a Unidade é um evento de suma importância”, afirmou a gerente da Unidade da UEMS de Paranaíba, Sheila Aparecida Villa Rosa.

O Enepex 2018 continua logo mais, em Cassilândia, depois segue para Regional Campo Grande – que reunirá as Unidades de Campo Grande, Coxim e Jardim (13/09); Regional Mundo Novo - Unidades de Mundo Novo e Naviraí (19/09); Regional Dourados – Unidades de Dourados, Amambai, Ponta Porã, Glória de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Maracaju e UFGD (25 e 26/09); e Regional Aquidauana (28/09).

Clique aqui para conferir a programação: http://enepex.uems.br/assets/uploads/programacao/arquivos/1_2018-08-24_15-55-51.pdf

Veja o ensalamento: http://enepex.uems.br/ensalamento

Saiba mais em: http://enepex.uems.br/