UEMS e SES promovem ação para enfrentamento de COVID-19 em instituições de idosos

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 12/05/2020

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com a Secretaria de Estado  de Saúde (SES), desenvolverá o projeto de extensão “UEMS contra a COVID-19: Ação de enfrentamento ao novo coronavírus nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)”, para atender estas instituições do Mato Grosso do Sul.

O projeto tem por objetivos orientar as instituições sobre medidas de prevenção de agravos juntos aos residentes em relação a COVID-19, promover ações de promoção da saúde por meio de estratégias de capacitação para os profissionais que atuam nestas instituições.

A capacitação para alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da UEMS, sobre a realização de testes rápidos para pessoas idosas que residem nas ILPI, ocorrerá no dia 19 de maio, às 14h, por meio do Programa Telessaúde Brasil Redes em MS.

A programação deste evento abrangerá medidas importantes de biossegurança nas ações de enfrentamento a COVID-19, recomendações técnicas para a realização de testes rápidos para pessoas idosas, sobre como funcionam os testes rápidos (da aplicação aos cuidados) e finalizando com a notificação obrigatória no sistema e-SUS-VE (Sistema de notificação do SUS para Vigilância Epidemiológica).

A testagem rápida para os residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos ocorrerá em Aquidauana, Campo Grande e Dourados, com data a ser definida. Concomitante à esta atividade, a UEMS e SES desenvolverão uma pesquisa para conhecer a situação das ILPI no Estado e a partir deste estudo serão realizadas capacitações para os gestores e profissionais que atuam nas instituições.

A reunião que decidiu a ação ocorreu nesta segunda-feira (11) com representantes da UEMS: Profª. Dra. Marcia Regina Martins Alvarenga (Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários) e Prof. Mestre Wilson Brum Trindade Júnior (docente do curso de enfermagem e membro do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde). E representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES): Dra. Inara Pereira da Cunha (Escola de Saúde Pública de MS), Lívia Mello (Gerente Técnica de Influenza e outras Doenças Respiratórias da SES), Karine Costa e Dra. Mariana Croda (Infectologista e integrante do Comitê de Operações de Emergência da SES – COE/MS).