UEMS e SES promovem webconferência sobre COVID-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 10/08/2020

Webconferência para ILPIs

Na última sexta-feira, 07 de agosto, o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde – CEPES, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul promoveu com a Secretaria de Estado de Saúde – SES, uma webconferência para gestores e profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), fruto de um projeto da parceria da UEMS com a SES.

Com o objetivo de contribuir com a atualização dos profissionais das ILPIs de Mato Grosso do Sul para o enfrentamento da COVID-19, o evento teve como tema as “Ações de Enfrentamento a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos”, e contou com 37 inscritos, dos quais 30 participaram da webconferência.

A CAPACITAÇÃO

Representante da SES no Evento, a Dra. Inara Pereira da Cunha destaca que o encontro com os profissionais/colaboradores das ILPIs do Estado explorou a discussão de estratégias de ação para o enfrentamento da COVID-19. Para isto, “dialogamos com médica geriatra sobre os efeitos da doença entre os idosos, discutimos sobre os aspectos essenciais das notas técnicas do Ministério da Saúde, e levamos para o conhecimento de todos o E-book com POPS (Procedimentos Operacionais Padrão) a serem implantados pelas ILPIs, e construído pelos docentes da UEMS”.

Além disso, “divulgamos e solicitamos a participação de todos em uma pesquisa, construída especialmente para levantar as necessidades das ILPIS e dos profissionais/colaboradores. Os resultados desta pesquisa irão nortear ações assertivas contra a pandemia da COVID-19, e para a proteção dos idosos institucionalizados”, acrescenta Inara.

Ao final da webconferância, todos os participantes foram convidados para um próximo encontro, para que seja criado um espaço contínuo de diálogo democrático entre as ILPIs, Universidade e Secretaria de Estado de Saúde.

O PROJETO

Durante a Webconferência foi falado sobre as ações nacionais, como o “Todos pela Saúde”, para o combate da pandemia nas ILPIs. Por isso em conjunto às ações nacionais, aqui no estado de MS as ILPIs podem contar com as ações do projeto de extensão da UEMS em parceria com a SES, que inclui a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. “O projeto de extensão irá disponibilizar testes rápidos para o rastreamento da doença, bem como monitorar as notificações realizadas pelos profissionais da saúde, referente a estas instituições”, explica a Dra. Inara Cunha.

Márcia Alvarenga, professora da UEMS e uma das organizadoras do Evento, ressalta o resultado alcançado: “A reunião realizada no dia 07 de agosto atingiu seu objetivo de aproximar a UEMS e a SES às ILPIs de MS, pois tratamos das ações necessárias para enfrentar a COVID-19 no interior das instituições. Esclarecemos dúvidas e colocamos a UEMS à disposição destas instituições quanto às orientações técnicas e científicas para o enfrentamento da COVID-19”.

SAIBA MAIS

- E-book/Manual de procedimentos operacionais padrão para as ILPIs: http://www.uems.br/assets/uploads/paginas/covid19/1_2020-07-20_17-43-57.pdf

- Você encontra essa web aula na página da UEMS sobre COVID-19 – Ações da UEMS: http://www.uems.br/covid19/acoes

- Contato: covid19@uems.br