UEMS e UERJ promovem Conexões Universitárias sobre Quadrinhos e Literatura Infantojuvenil

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 28/09/2020

A Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promovem no dia 20 de outubro, das 14h às 18h, o evento de extensão  "Conexões Universitárias UEMS-UERJ: Conversas sobre Quadrinhos e Literatura Infantojuvenil". O evento é gratuito, pela Plataforma Zoom e com certificação aos participantes.

As inscrições são limitadas e pode ser feitas para ouvintes pelo e-mail: enlij.uerj@gmail.com (enviar nome e instituição).

O projeto tem por objetivo oportunizar uma “roda de Conversa" entre alunos da graduação e da pós-graduação das duas instituições envolvidas no projeto, alargando-se ao público externo interessado nos temas do evento: as histórias em quadrinhos e a literatura Infantojuvenil, aspectos tanto teóricos, quanto ligados à sala de aula.

A atividade será coordenada pelos professores Nataniel dos Santos Gomes (UEMS) e Regina Michelli (UERJ), promoção do Grupo de Pesquisa NuPeQ, coordenado pelo Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes, do GP-CNPq EnLIJ e do projeto de extensão NELIJ-UERJ, coordenados pela Profa. Dra. Regina Michelli.

O projeto Conexões Universitarias começou com uma parceria  com a UNIMONTES, por meio da prof. Rita de Cassia Dionísio e agora também estreitará a parceria junto a UEMS, por meio do NuPeQ.

Segundo a  Regina Michelli o projeto tem como objetivo o  intercâmbio entre professores, estudantes da graduação e da pós-graduação das instituições envolvidas, divulgando e trocando saberes construídos nos respectivos espaços universitários. “O nosso grupo de pesquisa, o EnLIJ, volta-se para o estudo da Literatura Infantojuvenil e nos empenhamos em dar visibilidade a essa literatura, por meio da divulgação de autores e de pesquisas. Nossas expectativas com o evento "Conversas sobre Quadrinhos e Literatura Infantojuvenil" é, em meio a tantas dificuldades diante desse momento que atravessamos, estreitar laços de afeto e de pesquisa acadêmica entre a UEMS e a UERJ”, destacou.

O professor Nataniel dos Santos Gomes ressalta que o contato com o grupo de pesquisa EnLIJ surgiu a partir da criação do canal do NuPeQ, o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos, no Youtube. “A criação do Canal tem estreitado a relação com diversos outros grupos também. É uma honra saber que pessoas como a Dr. Regina Michelli estão acompanhando as postagens do Canal, inclusive, produzindo eventos para a comunidade interna e externa das duas universidades", disse o coordenador do NuPeQ.

Palestras: