UEMS expande graduação e terá 14 novos cursos em 2023

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 30/08/2022

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aprovou em reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) nesta terça-feira (30/08) um plano de expansão para 2023. Foram aprovadas 14  novas ofertas de graduações que já entrarão nos processos seletivos para ingresso em 2023.

Mais de vinte graduações ofertadas pela Universidade também tiveram alterações importantes em suas grades curriculares, além de mudanças referentes a troca de Unidade em que o curso será ofertado. Na ocasião também foi aprovada a proposta de ação afirmativa que reserva 5% das vagas, nos cursos de graduação, para o acesso às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

“ A demanda de expansão de cursos atende uma necessidade de ampliar as oportunidades do povo de Mato Grosso do Sul. A gestão atual da UEMS sempre buscou dialogar com a sociedade, visando atender essas demandas, principalmente no interior do Estado. Particularmente, meu sentimento é de gratidão a toda comunidade acadêmica por acreditar nesse novo momento, proporcionar novos cursos e novas formações para nossa sociedade. Sem dúvida, a UEMS nos seus 29 anos amplia suas vagas e conquista seu espaço, com muito trabalho, respeito e dedicação de todos e todas”, ressalta o Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho.

Novos cursos

A unidade da UEMS em Campo Grande receberá a partir de 2023 os novos cursos de Psicologia (Bacharelado); Ciências Biológicas (Bacharelado), História (Licenciatura) e Administração Pública (Bacharelado). O Curso de História (Licenciatura) anteriormente era ofertado na UEMS/Amambai e agora será remanejado para UEMS/Campo Grande na Unidade das Moreninhas, juntamente com o curso de Administração Pública (Bacharelado).

Na unidade da UEMS em Coxim também será ofertado o curso de Psicologia (Bacharelado), nas unidades da UEMS de  Aquidauana, Cassilândia e Jardim será ofertada a graduação de Direito (Bacharelado) e o município de Costa Rica receberá a oferta de Enfermagem (Bacharelado).

A vice-reitora, profa. dra. Celi Corrêa Neres, destaca que as novas ofertas visam atender demandas sociais que foram, cuidadosamente levantadas, mediante consultas regionais. "Todos os projetos pedagógicos possuem um viés inovador. Nossa orientação é que a UEMS trabalhe com projetos que tenham uma pedagogia em articulação com as demandas sociais que chegam até nós. Foi um dia histórico e de grande alegria pra nós. Reforçamos nosso compromisso com a sociedade do MS e com o desenvolvimento das pessoas por meio da Educação Superior", pontuou a vice-reitora da UEMS.

Também foi aprovada a criação do Curso de Pedagogia Intercultural (Licenciatura) na Unidade da UEMS em Amambai. Essa graduação será primeiramente ofertada para professores guarani e kaiowá que estejam atuando nas escolas municipais de Amambai e Caarapó. O processo seletivo será feito separado dos demais cursos.

As unidades de Mundo Novo e Maracaju tiveram a aprovação da oferta permanente do curso de Agronomia (Bacharelado); e o curso de Sistemas de Informação (Bacharelado) também foi aprovado para permanecer na UEMS/Nova Andradina. O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (UEMS/Glória de Dourados) passará a ser ofertado a partir de 2023 na unidade da UEMS em Ivinhema.

Os demais cursos de graduação da Universidade também tiveram seus projetos pedagógicos alterados. É a maior reformulação em cursos de graduação da Universidade em 20 anos.

“ Nós estamos com processos de avaliação de mais de trinta cursos, estamos ainda recredenciando a UEMS, abrindo novos cursos e reformulando mais de quarenta cursos que já existem. Estamos num momento muito importante para a  UEMS.  Todo esse trabalho começou em março de 2022 e desde então estamos elaborando um cronograma para essas alterações. Também  recuperamos todos os dados anteriores das avaliações e instrumentalizamos os cursos para que eles pudessem fazer reformulações”, salienta a Pró-reitora de Educação, Maria José de Jesus Alves Cordeiro.

Também foi aprovada a proposta para a oferta de vagas no Processo Seletivo para ingresso de candidatos/as em 2023. Em breve serão divulgadas mais informações sobre os próximos processos seletivos.

A vice-reitora profa. Dra. Celi acrescenta ainda que as reformulações e aprovações de novos cursos fortalecem a universidade e vem ao encontro da missão institucional registrada em seu PDI e estão antenadas com a UEMS cada vez mais presente na educação sul-mato-grossense e, também, agradeceu ao trabalho conjunto dos membros do CEPE.

"Primeiramente, quero parabenizar a todos e todas, conselheiros e conselheiras de nossa Universidade, que se debruçaram em mais de 60 matérias nesta reunião. Trata-se de uma reunião histórica não apenas pela quantidade de matérias analisadas e votadas, mas pela magnitude dos temas. As pautas circularam em torno de reformulações e modernizações dos projetos pedagógicos já ofertados pela Universidade, garantindo, desse modo, um alinhamento da formação de nossos acadêmicos às demandas sociais emergentes em nossa sociedade", finaliza Celi.


Anexos: