UEMS capacita 15 cuidadoras de idosos em Caarapó

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 30/11/2019

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) entregou os certificados de conclusão do Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos a 15 novas profissionais da cidade de Caarapó. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (29), na Associação Frei Eucário (AFE).

O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos foi ministrado por docentes do curso de Enfermagem da UEMS, Unidade de Dourados, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). A ação também contou com o apoio de acadêmicos do Mestrado de Ensino em Saúde da UEMS e com a Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A AFE, que sediou a capaitação, é mantenedora da Instituição de Longa Permanência para Idosos Frei Eucário, que abriga 38 idosos. A presidente da AFE, Maria Lurdes Portugal, afirmou que o curso de capacitação superou as espectativas da instituição. "Foi muito melhor do que imaginávamos. A capacitação foi de grande importância e vai melhorar muito a qualidade dos serviços prestados aos idosos, tanto na nossa Associação, quanto na cidade de Caarapó", disse.

A Secretária de Assistência Social de Caarapó, Janaína Cristovam Guedes de Mendonça, destacou a importância da capacitação para o município. O principal é o conhecimento que resultou na melhoria do atendimento prestado aos idosos da AFE e da cidade de Caarapó e também às famílias desses idosos".

"Hoje nós temos o resultado deste trabalho, que é muito satisfatório e que atende a uma demanda importante da sociedade. Essas profissionais passaram por uma capacitação que durou cerca de cinco meses e, agora, elas voltam muito mais preparadas para prestar esse atendimento na comunidade", destacou a professora Ana Lúcia Marran, docente do curso de Enfermagem da UEMS e coordenadora do curso de capacitação.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão da UEMS, Márcia Alvarenga, a Universidade tem esse papel de levar capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços prestados em Mato Grosso do Sul em todas as áreas e, principalmente, na área da saúde, afirmou.

A cuidadora de idosos Suzana Aparecida Camargo, de 36 anos, foi uma das profissionais que concluíram o curso de capacitação. "Eu moro em Caarapó e, ao longo do curso, consegui um emprego da Associação Frei Eucário. É uma imensa gratidão. Concluímos um curso de muita qualidade, oferecido por uma Universidade, gratuitamente. A maioria de nós não teria condições financeiras de fazer essa capacitação por meios particulares. A capacitação foi muito importante para melhorarmos a qualidade dos serviços que prestamos aos idosos", contou.

A solenidade para a entrega dos certificados às 15 cuidadoras de idosos também contou com a presença da Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó, Ieda Maria Marran, com a vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa, com o Diretor do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Everaldo Kolschraiber e com as docentes do curso de Enfermagem da UEMS, Margareth Soares Dalla Giacomassa e Simone Vidmantas.

O evento também contou com a apresentação dos músicos da Casa da Cultura da UEMS José Alexandre de Souza Franco e José Ruivo da Silva Netto.

Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos

O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos se propõe a desenvolver algumas competências e habilidades para que o cuidador tenha segurança para atender necessidades funcionais e fisiológicas dos idosos. A capacitação foi ministrada por docentes do curso de Enfermagem e teve carga horária de 70 horas, com encerramento neste mês de novembro.

Os temas abordados foram: papel do cuidador, mudanças físicas e funcionais decorrentes do processo de envelhecimento, incapacidade funcional, alimentação, hidratação, prevenção de quedas, primeiros socorros, mobilidade, higiene corporal, entre outros.