UEMS fortalece parcerias com Receita Federal e Itaipu Binacional

Por: Rubens Urue | Postado em: 27/06/2020

Reunião com integrantes da parceria entre UEMS, Receita Federal do Brasil e Grupo Souza Cruz

Na última sexta-feira (26) uma comitiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) integrada pelo reitor, Laércio Alves de Carvalho, visitou o município de Foz do Iguaçu (PR) para visitas técnicas e formalização de importantes parcerias junto à Usina Itaipu Binacional, Empresa Souza Cruz e Receita Federal do Brasil (RFB). Na pauta das reuniões, tratativas conjuntas voltadas à processos relacionados a pautas socioambientais de descarte de insumos, que se correlacionam com atividades de ensino, pesquisa e extensão para a Universidade.

O grupo da UEMS que acompanhou o reitor incluiu os pró-reitores Robsom Amorim (Proap) e Aguinaldo Lenine (Prodhs), além do gerente da Unidade Universitária de Mundo Novo, Leandro Marra, responsável pela articulação das parcerias, que foi acompanhado dos docentes Jean Sérgio Rosset e Selene Cristina de Pierri Castilho. Também acompanharam a visita técnica os delegados titular e adjunto da RFB de Mundo Novo, Tiago André Hering e Mark Tollemache.

A visita técnica abarcou dois momentos distintos. Pela manhã, a comitiva foi recebida pelo delegado da RFB de Foz do Iguaçu, Paulo Sérgio Cordeiro Bini, do delegado adjunto Hipólito José Arruda Caplan, além do chefe do Serviço de Gestão Corporativa (SECOR-RFB), Osvaldo Toshio Yamashita. Participaram da reunião também o representante da empresa Irmãos Krefta, Rodrigo Krefta e do representante da empresa Souza Cruz, Ruy Neto.

O reitor da UEMS destaca que esse momento é primordial para o fortalecimento da Universidade e que a parceria com a Itaipu Binacional e a RFB é um esforço conjunto que tem a meta de beneficiar a sociedade sob o olhar sociambiental. "Parcerias são muito importantes e aqui estamos firmando acordos com instituições relevantes: a Receita Federal e a Itaipu Binacional. Nesse sentido, também agradeço ao gerente da UEMS de Mundo Novo por intermediar esse processo. Tal parceria irá viabilizar o investimento conjunto para tratar de questões sociambientais e que também estarão vinculadas à ampliação no campo do ensino e da pesquisa", ressalta Laércio.

Pauta tratada pela UEMS, RFB, Souza Cruz e Empresa Irmãos Krefta envolveu visita a centro de destruição de cigarros apreendidos

Para o reitor, as instalações futuras irão impactar o processo de ensino-aprendizagem para alunos de cursos que lidam com a temática da sustentabilidade, em particular os cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertados pela Unidade Universitária da UEMS de Mundo Novo. "Também temos que destacar o envolvimento do Centro de Pesquisa em Materiais (CEPEMAT) da UEMS de Dourados, que irá desenvolver projetos nas áreas de reciclagem e reaproveitamentos diversos. Para além disso, junto à Itaipu Binacional, projetos de infraestrutura e instalação de laboratórios em Mundo Novo foram discutidos", informa Laércio. De acordo com ele, essa parceria terá foco em análises diversas da região, de solo à composição físico-química, sendo que essas verificações servirão para atestar a qualidade ambiental daquela região e terão relação direta com os cursos ofertados pela UEMS no município.

De acordo com o gerente da UEMS/Mundo Novo, Leandro Marra, o objetivo principal da reunião foi conhecer o processo de destruição e destinação final dos cigarros apreendidos pela RFB de Foz do Iguaçu que é realizado em parceria entre a RFB e as empresas Irmãos Krefta e Souza Cruz. "Além disso, discutiu-se possibilidades de parcerias entre a UEMS e esses diferentes órgãos e empresas para realização deste procedimento na Alfandega de Mundo Novo", informou Marra. Na pauta, também foi abordada a possibilidade da UEMS realizar pesquisas experimentais para desenvolvimento de novas tecnologias ambientalmente sustentáveis para utilização dos diferentes coprodutos da destruição dos cigarros apreendidos, como é o caso do processo da vermicompostagem para a transformação de cigarros apreendidos pela RFB em material biológico. O Projeto em fase inicial de desenvolvimento entre a UEMS e a RFB de Mundo novo, segundo o gerente de Unidade.

Visita da comitiva da UEMS à Itaipu Binacional para tratativas referentes a grandes projetos na área de gestão ambiental

No período da tarde, a comitiva da UEMS e da RFB se reuniram com o superintendente de Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, Ariel Scheffer, na sede administrativa da Usina. O objetivo principal foi discutir e alinhar as parcerias já estabelecidas e em processo, especialmente sobre o projeto de construção e estruturação do Laboratório de Fertilidade do Solo e Herbário na UEMS de Mundo Novo. Após esse primeiro momento, todos seguiram para a sede de produção de energia da ITAIPU Binacional, tendo oportunidade de conhecer o complexo de produção de Biometano da ITAIPU, através da utilização de resíduos orgânicos oriundos da própria ITAIPU. Na ocasião também foram discutidas novas possibilidades de parcerias futuras para projetos de pesquisa e extensão entre a ITAIPU Binacional a RFB e a UEMS.