UEMS inicia temporada de colações de grau 2023

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 03/02/2023

Nesta quinta-feira (02), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) iniciou a temporada de cerimônias de Colações de Grau de 2023. A primeira colação foi das turmas de licenciatura da Unidade Universitária de Dourados, com 82 formados, e nesta sexta-feira serão 132 alunos dos cursos de bacharelado. As formaturas marcam o início das comemorações do aniversário de 30 anos da Instituição.

Nestes dois dias, os 214 alunos se formaram nas licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras habilitação Port/Espanhol, Letras habilitação Port/Inglês, Matemática, Pedagogia e Química. E nos bacharelados em: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Física, Química Industrial, Sistemas de Informação e Turismo.


O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, destaca que esse é um momento de muita emoção, pois é o momento de devolver para as famílias, todo carinho, toda a atenção, tudo que eles depositaram na comunidade acadêmica, nos professores, técnicos administrativos e os próprios acadêmicos. “Transformando várias vidas que nós tivemos aqui ao longo de quatro, cinco, seis anos. São vidas que retornam para sociedade com uma perspectiva de um futuro melhor, uma perspectiva de transformação da realidade, não só dela, mas também de toda a sua família, do Mato Grosso do Sul. Porque elas estão se formando numa Universidade que completa 30 anos de criação, uma universidade pública gratuita, inclusiva, de qualidade e isso é um resultado de muito esforço da população de MS que sempre nos amou, sempre nos abraçou, um esforço do governo do estado de MS, um governo que sempre apoiou, um esforço dos nossos professores, dos nossos técnicos e o esforço principalmente dos nossos egressos”, ressalta o reitor.


A vice-reitora, Celi Corrêa Neres, enfatiza que as formaturas são um momento de muita celebração. “E nesse ano essa celebração tem ainda um sabor mais especial, porque nós estamos completando 30 anos da nossa Universidade. Então são 30 anos que a UEMS contribui para o desenvolvimento da educação no estado de Mato Grosso do Sul. Iniciamos com a formatura das licenciaturas e para nós é um motivo de grande orgulho contribuir para a qualidade da educação básica em nossa  cidade aqui de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul e no país como um todo. Esse dia para nós é uma coroa e um momento de celebração muito grande”, destaca a docente.

A formada em Letras Português/Espanhol, Adriana de Souza da Silveira, de 26 anos, é indígena Guarani e escolheu fazer o curso por conta de sua família. “A minha família sempre falou a primeira língua materna Guarani e a gente sempre teve dificuldade em conseguir emprego. Toda vez que fazíamos uma entrevista ou alguma coisa meus familiares sempre falavam que éramos burros, que não sabíamos falar direito. Aí eu decidi fazer Letras para poder ajudar a minha comunidade. Quando comecei a fazer o curso eu descobri que o que eu falo não é errado, se eu estou falando e você está entendendo está correto. Isso abriu os meus olhos e hoje eu levo isso para toda a minha comunidade. Quero fazer mestrado e principalmente tentar atuar dentro da minha aldeia”, contou Adriana.

Adriana de Souza da Silveira

Mailon Vinícius Iana, de 26 anos, se formou em Ciências Biológicas. Ele lembra que escolheu a licenciatura porque sempre foi muito curioso, sempre adorou ciências e de falar também.  “Então juntei o útil ao agradável e resolvi ir para sala de aula. Estou apaixonado pelo ensino fundamental. Eu já trabalho na área, pretendo continuar trabalhando e o que eu puder contribuir aí para o ensino de ciências e biologia é o que eu pretendo fazer. E quem sabe mais para frente voltar e fazer um mestrado”, disse o licenciado.

Mailon Vinícius Iana

Karina Casaroto, de 21 anos, se formou na licenciatura em Física e escolheu o curso, porque sempre foi uma área que admirou. “Porque está em tudo, tudo hoje em dia tem física, tem ciência, está sempre evoluindo, então é uma área que abrange muitas coisas. Agora a expectativa é dar aula, se Deus quiser, conseguir passar no mestrado, passar num concurso também, que é meu sonho, eu quero ficar na área de aula mesmo no Estado, mas se um dia terminar um mestrado, doutorado para dar aula em universidade”, fala Karina.

Karina Casaroto

Confira o calendário de Colações de Grau 2023:


Anexos: